09/12/2011
Os campeonatos das décadas de 50 e 70 que eram promovidos e organizados pela então Liga Regional de futebol Campo-larguense sempre contavam com muitas equipes aqui da cidade e também de cidades vizinhas (Balsa Nova, Palmeira, Porto Amazonas, Lapa, Araucária, S. J. dos Pinhais, Campo Comprido, S. Mateus do Sul).
Naquele tempo se disputavam nas categorias aspirantes (2º quadro), e titular (1º quadro) e ainda antes do início do campeonato era realizado o Torneio Início com a participação de todos e o campeão recebia troféu.
Em 1967 no estádio da Baixada (que ainda não tinha alambrado e sim uma cerca) como mostra a foto, foi realizado o Torneio Início e o tricolor foi o campeão.
Estão na foto o massagista Mario Brantes, Mafrinha (Luiz Carlos Mafra), Ivo (Cravinho), Aguinaldo, Algacir Vitório Meroto (Gatcho), Ari Moro, Hamilton Portes (Facão), Oscar Ribeiro do Vale e Lauro Perussolo. Agachados estão Claudir Abud (Turquinho), João Maria Ferreira (Biscuí) Laurinho Antoniassi (Laurinho), Ojair Marcos (Prainha) e Aureo Luiz de Souza. Mario Brantes (Ligeirinho) foi por muitos anos o massagista do Fanático e também do Internacional sempre com muita dedicação.
Todos os atletas foram de muito valor porque além da conquista do Torneio Início em 1967, a grande maioria participou de muitos outros campeonatos e até da Taça Paraná.
De todos que estão nesta foto é de nosso conhecimento, somente o Ari Moro é de saudosa memória. Os demais vivem e com certeza ao verem e lerem essa matéria irão sentir uma grande saudade do timaço do Fanático de 1967. Os familiares do Ari Moro irão sentir uma saudade ainda maior.
Esta foto é do arquivo do repórter desta coluna.