09/12/2011
Campo Largo homenageia juiz com título de Cidadão Honorário.
09/12/2011
O juiz de Direito Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho foi agraciado na semana passada, Quinta-feira (01), na Câmara Municipal, com o título de Cidadão Honorário de Campo Largo. A solenidade de outorga do título foi bastante concorrida, sendo considerado um dos maiores eventos realizados no plenário da Câmara em 2011.
Participaram da solenidade autoridades municipais, dentre as quais o prefeito Edson Basso e o representante do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Antonio Loyola, juízes de Curitiba e da Comarca, líderes políticos e de classe, familiares do homenageado e o público em geral.
Festa
A entrega do diploma, na realidade uma festa cívica na qual a cidade prestou homenagem a um cidadão ilustre que, pelos relevantes serviços prestados, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário. Prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, o presidente da Câmara Municipal, Joslei Andrade, o vice-prefeito Dante Vanin, o desembargador Antonio Loyola, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Nilce Regina Lima, juíza de Direito e diretora do Fórum de Campo Largo, Marcelo Malucelli, juiz Federal Jederson Suzim, juiz de Direito representando da Associação dos Magistrados, João Manasses, juiz de Direito diretor do Fórum de Curitiba, Frederico Mendes Junior, juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, e Luiz Claudio Costa, juiz de Direito da Comarca.
Na infância e juventude, Gaspar foi aluno dos colégios Santa Maria, em Curitiba; e Marista, em Londrina; ingressou na Faculdade de Direito na Universidade Federal do Paraná em 1979, foi funcionário do Tribunal de Justiça do Paraná de 1982 até 1996, quando ingressou na Magistratura Paranaense, tendo atuado como Juiz Substituto nas Comarcas de Bandeirantes, Andirá, Cambará e Santa Mariana e como juiz de Direito nas Comarcas de São Jerônimo da Serra e Cruzeiro do Oeste.
Lecionou nas Escolas da Magistratura de Jacarezinho e Umuarama, em Prática de Processo Civil e Penal, e na Faculdade de Direito de Campo Largo, matéria relativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
O juiz Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho assumiu suas funções em Campo Largo no dia 15 de março de 2005, na Vara de Família, Infância e Juventude. Atuou paralelamente durante três anos à frente da Vara Criminal e como Juiz Eleitoral da 182ª Zona Eleitoral nos anos de 2006 e 2007.
A homenagem do Legislativo ao juiz foi decidida de forma unânime, tendo cada um dos vereadores procurado destacar, cada um a seu modo, o agradecimento da cidade aos serviços prestados pelo homenageado.
Nos discursos das autoridades, sucederam-se elogios e agradecimento, pela retidão do homem e pela ética e transparência de seus atos. O homenageado, emocionado, recebeu das mãos do prefeito o diploma, agradeceu aos vereadores, à população, e disse que a sua responsabilidade aumenta, com esse título, porque terá que trabalhar ainda mais, para melhorar a qualidade do seu serviço, e fazer justa ao título.