Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:32:51
Opinião

Definições para as eleições de 2012

Definições para as eleições de 2012

09/12/2011

     A primeira definição para as eleições de 2012, em Campo Largo, parece já ter sido tomada. O prefeito Edson Basso, após reunião fechada com o PSB, no final da semana passada, informou publicamente a sua decisão sobre quem vai apoiar para ser o seu sucessor. Trata-se do seu secretário de Governo, Udo Schmidt Neto, do PMDB. Com esta decisão, Basso estarta antecipadamente a campanha política de 2012, no Município, uma vez que ele tinha sob o mesmo teto, mais um candidato, o secretário da Saúde Carlos Andrade, filiado ao PSB.
    Basso aposta na percepção do eleitorado campo-larguense para emplacar o nome de Udo Schmidt que, apesar de não ter uma história política, de não ter sido, ainda, “batizado” nas urnas, é apontado como um dos cérebros da atual administração e, portanto, afinado com o seu estilo de governar e que estaria preparado para sucedê-lo, sem traumas.
Mas ao se definir por Udo, Basso teve que resolver uma outra equação, a opção do seu secretário da Saúde, Carlos Andrade, cujo partido, o PSB, não abre mão de candidatura própria, para a Prefeitura de Campo Largo, no próximo ano. Informações do partido adiantam, inclusive, que Carlos receberá a unção do governador Beto Richa, uma vez que o PSB está na base de apoio do governador. Não há anúncio oficial do Palácio Iguaçu, entretanto, até o momento, até porque o partido do governador Beto Richa, o PSDB, também quer lançar candidato próprio em 2012 no Município.
    A tensão política entre o prefeito e o seu secretário da Saúde chegou ao limite. Eles [Carlos e Basso], são amigos, e dificilmente cortarão os laços. Após a reunião, e a decisão, Basso deixou aberta a porta para que Carlos componha com ele, e o partido apresente o candidato a vice-prefeito. Carlos, entratanto, colocou um ponto final nas discussões e nas especulações sobre o assunto, na tarde de Quarta-feira (07), quando entregou o cargo de secretário Municipal da Saúde, ao prefeito.
Com a decisão, começamos a ver, no horizonte, como se darão as coligações para as eleições de 2012. Carlos Andrade, até agora o nome mais forte para concorrer às eleições para prefeito, certamente buscará, para a sua coligação, o maior número possível de partidos, e de lideranças, uma vez que terá que trabalhar fora da chamada “máquina” administrativa, enquanto Udo Schmidt, candidato do prefeito, tentará colar o seu nome nas obras realizadas nos últimos sete anos, no Município, com o “carimbo” do PMDB.
    Mas as eleições de 2012 não terão apenas esses dois atores. Estão sendo geradas outras candidaturas, dentre as quais se destacam a do PSDB, provavelmente com Romeu Zanlorenzi, o DEM, com Marcelo Puppi, o PT com Affonso Guimarães e o PSC, com Aristeu Rivabem, que podem decidir os rumos da campanha e da eleição.
Com o fim da “parceria” do prefeito com o PSB, Carlos Andrade fica livre para trabalhar sua candidatura.