02/12/2011
Jogar na Europa: o sonho de todo jogador
02/12/2011
Jogar na Europa: o sonho de todo jogador
02/12/2011
A paixão pelo futebol parece já vir de berço, principalmente falando de brasileiros. E não é a toa que jogadores brasileiros ganham destaque em diversos times do mundo. O mesmo tem acontecido em Campo Largo, onde têm sido revelados muitos talentos neste esporte.
Um desses casos de sucesso é Robson Henrique Moreira, de 19 anos, que está realizando o seu sonho e de muitos: jogar na Europa. Os pais, Maria Edite Piotrowski e João Maria Moreira (conhecido por Jango), estimularam que ele fizesse escolinha de futebol desde os seis anos de idade. Foi se desenvolvendo e passou a jogar em clubes de Curitiba, até que recebeu de um treinador brasileiro, mas que estava atuando na Polônia, a proposta de jogar fora do Brasil.
Desde janeiro deste ano ele está jogando como meio atacante na categoria profissional do time MKS Polonia Slubice, da cidade de Slubice, na Polônia. Diz que foi o que sempre quis ser, jogador de futebol, não pensava em outra profissão e se dedica para sempre crescer profissionalmente e aperfeiçoar o seu dom.
A experiência, segundo ele, está sendo maravilhosa. Diz que tanto pessoal como profissionalmente sua vida está sendo muito diferente do que era no Brasil. Entre um dos aprendizados está o da língua polonesa e Robson conta que o que ajudou bastante é que a família de sua mãe é polonesa, então já tinha um conhecimento básico. “Estou crescendo muito como pessoa nesse tempo morando sozinho. Também por conhecer lugares, aprender outras culturas e a culinária totalmente diferente da do Brasil. Como jogador, tive que me acostumar a jogar contra a ‘força’, pois eles usam muita força para jogar, e isso me fez crescer bastante. Aprendi muito mesmo”, revela o jogador.
Na semana passada ele chegou a Campo Largo, onde vai passar as férias até janeiro. Robson está no meio do Campeonato Polonês e agora é o momento da pausa de inverno, pois na região neva muito, impossibilitando o jogo em campo natural.
“Tenho planos para continuar fora do Brasil. Sei que vou evoluir muito como jogador estando fora e tenho contrato de mais um ano com o time Polonês. Mas se tiver alguma possibilidade de ficar no Brasil seria bom, pois ter a família por perto ajuda muito”, conta Robson, que agora vai aproveitar suas férias com amigos e familiares.