Terça-feira às 20 de Maio de 2025 às 09:49:05
Geral

Resultado da 1ª fase do vestibular da UFPR sai até o dia 30 de novembro

Resultado da 1ª fase do vestibular da UFPR sai até o dia 30 de novembro

14/11/2011  Fonte: Banda B

A primeira fase do processo seletivo 2011/2012 da UFPR teve um resultado parcial de 5.068 ausentes, número próximo a 10% dos candidatos. O percentual é superior ao registrado no ano anterior, quando 8,6% dos estudantes não compareceram.

Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o número está dentro da faixa de normalidade. “O fato de o vestibular coincidir com o feriado aumenta um pouco o número de faltantes, mas não havia outra data para realizarmos, em função do Enem”, explica.

Ao todo, cerca de 50 mil estudantes fizeram 80 questões objetivas de múltipla escolha, sendo nove questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; oito de Língua estrangeira; e 18 de Língua Portuguesa.

Apesar dos cuidados com a segurança, quatro candidatos foram eliminados por tentar usar o celular durante a prova.

Resultados

Com o anúncio do resultado da primeira fase previsto para o final de novembro, entre 16 e 17 mil pessoas devem ser aprovadas para a segunda fase, que vai ser realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o reitor reforçou o fato de a UFPR utilizar 10% da nota no resultado final. A universidade espera que o Ministério da Educação divulgue o resultado até 04 de janeiro. “Assim, nos dias 6 e 7 já devem abrir as inscrições para o Sisu [Sistema de Seleção Unificada], que oferece 529 vagas”, ressalta.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde disse que o vestibular ocorreu com tranquilidade, sem graves incidentes. Ele ainda reforçou que o trabalho irá continuar até a divulgação do resultado, previsto para 30 de novembro.

O resultado final do processo seletivo 2011/2012, que oferta 5.087 vagas, deve ser divulgado no início de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem.