Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 05:59:27
Geral

Cocel

11/11/2011

Cocel trocará cabeamento da rede na região do Passaúna.

Cocel

11/11/2011

No feriado do dia 15 de novembro será realizada mais uma etapa da obra de melhoria na rede de distribuição de energia da região dos bairros próximos à BR-277. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel está investindo R$ 200 mil na troca de todo o cabeamento do tronco principal (de onde as outras redes de alta e baixa tensão derivam) do alimentador Passaúna.
No dia 15 será suspenso o fornecimento de energia na região para troca da última parte dos cabos. De acordo com o gerente da Divisão de Distribuição da Cocel, Cassiano Pianaro, essa obra trará melhorias principalmente às indústrias instaladas na região, que são em grande número beirando a rodovia. “Além de substituir os cabos e toda a isolação da rede que precisavam de manutenção, a rede também passa a ter uma capacidade de fornecimento maior, podendo atender o aumento na demanda de consumo da região”, completa Cassiano.
O diretor técnico da Companhia, Emigdio Stoco, informa que estão sendo realizados estudos para a implantação de um alimentador exclusivo da Cocel na região do Passaúna. A intenção é que a rede que alimenta essa área receba energia diretamente de uma subestação, sem a necessidade de passar primeiro pela rede de outra concessionária. Stoco afirma que esta será mais uma forma de melhorar a qualidade da energia recebida pelos consumidores e também diminuir problemas no fornecimento.
O alimentador Passaúna distribui energia para os bairros Figueiredo, Colônia Dom Pedro, Jardim Santa Nely, Cercadinho, Vila Pompéia, Vila Conceição e Mato Preto. São cerca de 2.500 consumidores beneficiados com essa obra.
Novos religadores
Na segunda etapa desta obra do alimentador Passaúna serão instalados dois novos religadores na rede. Estes equipamentos servem para isolar eventuais problemas no fornecimento, ou seja, em caso de falta de energia o número de consumidores atingidos diminui – os religadores fazem uma espécie de bloqueio para evitar que todo o alimentador desligue.
Cassiano Pianaro explica que o alimentador do Passaúna distribui energia para áreas urbanas e também para uma extensa área rural – que é bastante crítica para a rede, devido a proximidade com a vegetação (o maior motivo de falta de energia é a queda de galhos na rede). Com a instalação dos religadores, os loteamentos próximos à BR-277 não devem ser prejudicados se houver algum problema na rede nestas áreas rurais, mesmo fazendo parte do mesmo alimentador.
 Essa segunda fase de obras deve ser executada no início de 2012. Um estudo técnico está sendo realizado para verificação dos pontos mais adequados para instalação destes religadores e também a melhor programação dos aparelhos instalados.
O desligamento de energia no dia 15/11 será realizado entre 9h e 17h na região da BR-277 Norte (trecho compreendido entre a Metalurgia Ganz e o Cercadinho) Cercadinho, Vila Pompéia, Figueiredo, Colônia Dom Pedro II, Vila Conceição, Estrada do Mato Preto.