09/11/2011
A temporada de verão promete levar mais turistas às praias do Paraná do que em 2010.
09/11/2011 Fonte: Band.com.br
A temporada de verão promete levar mais turistas às praias do Paraná do que em 2010. A Assindilitoral (Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral) estima que 2 milhões desçam a Serra entre dezembro e o fim de fevereiro. No ano passado, o movimento ficou abaixo desse número.
Os feriados ajudam o movimento. O Carnaval será de 17 a 21 de fevereiro, próximo ao período das férias de janeiro. “Assim, não temos grande intervalo de baixa temporada, quando as pessoas deixam o Litoral e só voltam no feriado”, explica o presidente da Assindilitoral, José Carlos Chicarelli.
Cerca de 80% dos turistas é de moradores de Curitiba e região metropolitana, conta ele. Quem precisar alugar hotéis e casas deve se programar porque a projeção é que lotação ultrapasse os 70%.
“Os preços sobem cerca de 15%. Uma diária para casal custa, em média, R$ 250. Porém, quem deixar para a última hora, além de correr o risco de não conseguir vaga, pode chegar a pagar até R$ 700. O turista deve aproveitar para se antecipar e negociar agora”, alerta.
Isto vale principalmente para as datas de Natal, Ano Novo e Carnaval, e para as cidades e balneários mais procurados, como Guaratuba, que chega a receber 450 mil pessoas na virada do ano, e Pontal do Sul, segundo Chicarelli.
Outra dica é pegar a estrada mais cedo, já que Natal e Reveillón caem no fim de semana. “Como as datas comemorativas serão de sábado para domingo, muita gente trabalha até sexta e vai viajar no sábado pela manhã. As estradas ficarão mais lotadas do que o normal. Por isso, quem puder que mude a data das férias. Já as empresas, o início do recesso. Assim, muita gente poderá viajar já na sextafeira”, avalia o presidente da Assindilitoral.