08/11/2011
Ações do Projeto Meliane Ecológico continuam
08/11/2011
Fonte:DEPCOM/PMCL
Na última segunda-feira (07), o Vice-Prefeito Dante Vanin e o Secretário de Meio Ambiente, Fabiano Andreassa, acompanhados de suas equipes, estiveram vistoriando o local do mutirão realizado no dia 31, onde, após a limpeza do córrego que corta o Jardim Meliane e suas margens, a Secretaria de Meio Ambiente realizou coleta de resíduos e plantio de árvores. “Foram quase 50 mudas de árvores já adultas" – explica Leonídia Czitonski, técnica florestal responsável pelo plantio. As espécies foram angico, vacum, aroeira pimenteira, parreira, cedro rosa, álamo e branquilho. Estas árvores trarão, em breve, muitos benefícios: "evitarão o desmoronamento das cabeceiras e impedirão que entulhos possam cair no rio. Mas o mais importante de tudo é que esta vegetação terá um grande papel, que é o de preservar as águas do córrego” - conclui Leonídia.
Zoraide Stoco, responsável pelo setor de educação ambiental, Larissa Fedalto, estagiária do Meio Ambiente, Christina Minuzzo e Glauber Xavier, do Orçamento Participativo (OP), acompanharam a vistoria no local. Foi uma grata visita: após uma semana, foi constatado que nenhum lixo foi jogado no local e, mais ainda, que em algumas moradias próximas a limpeza continua. “Com a vinda, futuramente, do saneamento básico para a região, toda esta área vai se recuperar, tornando-se um lugar agradável para a convivência de todos” – afirmou Fabiano Andreassa.
Neste mesmo dia, o grupo seguiu para a região da Ferraria e reuniram-se no CRAS, com a Coordenadora Viviane Marques e lideranças locais, para tratar da organização do próximo mutirão nas margens do rio Passaúna, dia 24 de novembro, num dia muito especial: o dia do rio. A equipe fez uma caminhada próxima ao local e constatou a necessidade da limpeza, fazendo a verificação dos materiais a serem disponibilizados para o dia, tais como: caminhão, ferramentas, luvas e botas de segurança. Para o sucesso desta ação conjunta, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e OP - Programa de Orçamento Participativo de Campo Largo, e que contará novamente com o apoio da Empresa de Ônibus Transpiedade, a população está sendo convidada para uma reunião pró-mutirão, que acontecerá dia 22 de novembro, às 18h, no CRAS Ferraria. Convites e cartazes estão sendo providenciados para a divulgação, que deve contar com um grande número de pessoas interessadas em preservar um dos maiores e mais importantes rios da região.