Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:47:26
Geral

56º Congresso Brasileiro de Cerâmica

04/11/2011

Curitiba sediará em junho de 2012 o  56º Congresso Brasileiro de Cerâmica

56º Congresso Brasileiro de Cerâmica

04/11/2011

Mais de 1.500 empresários de todo o País e do exterior participarão, entre os dias três e seis de Junho de 2012, em Curitiba, do 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica, evento que engloba ainda o 1º Congresso Latino-Americano de Cerâmica e o IX Brazilian Symposium on Glass and Related Meterials.

O conclave é promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica e Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná - Sindilouça/PR, que tem sede em Campo Largo.

O Congresso Brasileiro tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o setor cerâmico (Instituições de Ensino eou pesquisa, Indústria e Fornecedores de Matérias Primas, Equipamentos e insumos) para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. No Congresso serão apresentados e debatidos temas específicos de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas de interesse geral como Energia, Recursos Humanos, Meio Ambiente e Panoramas Setoriais.

José Canisso, presidente do Sindilouça, disse que será dada ênfase aos aspectos científicos e tecnológicos em diversas áreas como cerâmica eletro-eletrônica, termo-mecânica, revestimentos e materiais refratários. As apresentações são distribuídas em sessões de trabalhos técnico-científicos (oral e pôster) de palestras e de painéis nas quais são apresentados os mais recentes avanços da área e o intercâmbio entre os participantes é promovido. Também será destaque o comércio e a exportação desses produtos.

O Brasil é um dos maiores produtores de cerâmica tradicional, destacando-se a nível internacional os segmentos de Porcelana de Mesa, Louça Sanitária, Materiais de Revestimento e Isoladores Elétricos. Possui praticamente todos os recursos minerais em abundância para a fabricação de produtos cerâmicos. Conta com cerca de 8.000 empresas em sua maioria de cerâmica vermelha, de difícil quantificação, por estarem pulverizados por todo o País e também numerosos fabricantes de equipamentos e insumos. Apesar disso e do desenvolvimento que tem havido, apresenta deficiências em recursos humanos e problemas de gestão e cujos diversos segmentos cerâmicos não interagem para a solução de problemas comuns e para fortalecer o setor.

Os vários segmentos cerâmicos, apesar das peculiaridades de cada um, apresentam pontos em comum como matérias primas, processos, recursos humanos e outros. Por outro lado, existem inúmeras instituições de ensino, em vários níveis (técnico, superior e pós-graduação), específicas ou parcialmente voltadas para cerâmica e um grande número de instituições com grupos realizando pesquisas de caráter científico eou tecnológico direcionados para o setor. No entanto, existem dificuldades de relacionamento destes grupos com o pessoal do setor produtivo por serem em geral muito teóricos e com pouca vivência prática, ao contrário dos outros, muito práticos e com baixo nível de formação.

O evento

Uma das ações importantes para minimizar as deficiências apontadas é a realização do Congresso Brasileiro de Cerâmica, por ser o único evento do setor em que se reúnem, em um mesmo ambiente, pessoal de instituições de Ensino e Pesquisa, de Indústrias Cerâmicas e de Fornecedores de Matérias Primas, Equipamentos e Insumos. Nele serão apresentados mais de 400 trabalhos técnico-científicos, conferências e painéis, onde serão mostrados os avanços científicos e tecnológicos e debatidos temas específicos e de interesse geral.

O Congresso  tem uma excelente aceitação a nível nacional com representantes de todos os estados do país e também participação de pessoal do exterior. É um evento importante para o cenário científico e tecnológico do País, onde os participantes têm oportunidade de ampliar seus conhecimentos, obterem grande número de informações, e debaterem diversos assuntos, que certamente trarão benefícios para a qualificação profissional, para as empresas e as instituições as quais pertencem, e em consequência para todo o setor cerâmico.