04/11/2011
Desafio da ISO 9001 é lançado na prefeitura de Campo Largo.
04/11/2011
No último dia 28, foi anunciado pelo secretário de Administração, Silvio Diniz, a implantação de nova regulamentação para os procedimentos de compras na Prefeitura. Segundo o secretário, as normativas serão incorporadas aos poucos na rotina de todos os servidores. “O departamento de compras será o primeiro a receber as normativas, já que o trabalho realizado nele envolve todas as secretarias”, afirmou Diniz. Para o secretário, a certificação ISO 9001 será uma consequência de todo o trabalho.
A ação terá como objetivos a criação do manual do departamento de compras e a implantação de uma cultura de qualidade. “Com o manual vamos assegurar a continuidade nos serviços”, afirma. O secretário também acredita que a qualidade estará presente em todos os processos. “Com isso vamos diminuir custos e o tempo de cada processo, além de aperfeiçoar o trabalho”, acrescentou.
No próximo dia 4, todos os funcionários do setor de compras, de cada secretaria, iniciam os trabalhos, participando de um primeiro encontro. “Vamos discutir e desenvolver a estruturação e padronização das atividades e processos de compras”. Devem participar aproximadamente 80 pessoas de toda a administração, incluindo prefeito e secretários.
ISO 9001
O ISO 9001 é um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja seu tipo ou dimensão.
A sigla ISO refere-se à International Organization for Standandizon, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, hoje presente em 157 países. No Brasil a ISO recebe a sigla NBR (Normas Brasileiras), que está dentro da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A adoção das normas da ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade. Vale lembrar que periodicamente a organização passa por auditoria para continuar com a certificação.
“Hoje no Brasil poucas prefeituras possuem a certificação de qualidade nos serviços”, acrescentou Silvio Diniz.