Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:43:35
Geral

Escolas

04/11/2011

Resolução determina menos alunos por turma nas escolas.

Escolas

04/11/2011

Divulgada na sexta-feira, 28, no Diário Oficial, uma nova resolução que fixa o número de alunos por turma nas escolas estaduais do Paraná a partir do próximo ano. No Ensino Fundamental o limite era 40 alunos por sala e com essa nova determinação serão permitidos no máximo 30 alunos para 5ª e 6ª séries e até 35 nas 7ª e 8ª séries. No Ensino Médio foi reduzido de 45 para 40 alunos.
A resolução número 4527/2011, além de limitar o número de estudantes, organizará a infraestrutura das mais de duas mil escolas da rede pública estadual, criará novas funções de profissionais da educação - como agente de biblioteca, merendeiro e inspetor - e ampliará o número de contratações. A mudança irá refletir diretamente na qualidade de ensino, pois facilita o trabalho dos educadores, que conseguem dar mais atenção e ter mais envolvimento com os alunos.
Segundo a Irmã Lúcia, diretora do Colégio Estadual Sagrada Família, essa é a primeira medida para melhorar a qualidade da educação, mas ainda vai mais além. “Com menos alunos melhora a comunicação em sala de aula, mas o importante é a motivação interna do aluno. Precisa que a sociedade como um todo interaja com esses jovens para que eles vejam a necessidade do estudo”, opina.
Mas a redução de alunos em sala, segundo a Irmã, precisa de tempo para que seja readequada, sendo difícil que atenda completamente a determinação para o próximo ano. Ela explica que, com a quantidade de alunos que a escola tem hoje, apenas para o Ensino Fundamental seriam necessárias pelo menos mais quatro salas, sendo que atualmente o colégio não tem estrutura para comportar. “E não podemos deixar os alunos sem aula. Temos que priorizar que todos tenham aonde estudar. Essa é uma adequação para os próximos três anos”, diz.
A diretora do Colégio Clotário Portugal, Rosangela Cabral Moraes Seguro também aprova a nova resolução. “Achei bem interessante. É o ideal a redução de alunos em sala de aula. Eu apoio a iniciativa”, afirma. Apesar disso, diz que serão necessárias muitas mudanças e que principalmente, para que as escolas cumpram completamente a resolução, vão faltar escolas na cidade para atender a todos os alunos.
No colégio em que atua, diz que em média tem 35 alunos nas turmas de 5ª a 8ª séries e 40 nas salas de Ensino Médio. Então conseguirão atender bem às mudanças, já que não terão tantos problemas para adequação da estrutura, mas serão necessárias novas carteiras para as salas onde havia um número menor de alunos. Rosangela diz que a resolução ainda é muito nova, mas que já estão estudando as mudanças e na próxima semana já deve ser feito pedido de novas carteiras.