Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:46:58
Geral

Conferência

01/11/2011

Conferência Livre da Criança e do Adolescente no Parque Newton Puppi.

Conferência

01/11/2011

Depcom/PMCL

                Nesta quarta-feira (26) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a I Conferência Livre da Criança e do Adolescente no Parque Newton Puppi. A conferência reuniu 120 alunos que representaram 18 escolas municipais, 15 estaduais e três particulares, Guarda Mirim, Projeto Nossas Meninas, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ferraria e Meliane e Cime. 
             Os participantes discutiram propostas para a evolução de programas e projetos que contemplem a faixa etária de zero a 18 anos dentro do tema nacional “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito e nos Municípios”.
              O evento faz parte do calendário oficial e é a primeira etapa que antecede à Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, que acontece a cada dois anos em Brasília. Em Campo Largo a segunda etapa será no dia 10 de novembro com a VIII Conferência Municipal, nesses dias serão avaliadas as propostas definidas nas pré-conferencias, que estão acontecendo nos dois Cras, Nossas Meninas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro Educacional Ação Solidária (Ceas) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e na Conferência Livre e escolhidas às que irão para votação na Conferência Estadual em 2012 e posteriormente na Conferência Nacional
              Para as crianças e adolescentes se sentirem mais a vontade com o tema foram divididos em duas equipes ”Azul e Laranja”, para participarem do caça ao tesouro e da oficina “O que queremos para o futuro”, enquanto um grupo realizava uma atividade o outro realizava a diferente. A Caça ao Tesouro foi uma alternativa para os participantes conhecerem o parque e ficarem em contato com a natureza, a oficina foi para discutirem as proposta e refletirem no futuro.
             O Juiz de Infância Juventude e Família de Campo Largo, Dr. Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho, falou sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. “A vida de vocês será definida em 15 anos, depois irão colher o que plantaram. Por isso fiquem atentos aos seus direitos e deveres para terem bons frutos no futuro”, disse.
             A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é um espaço onde representantes do governo e da sociedade civil se encontram para discutir assuntos referentes à política da infância e adolescência. “Necessitamos cada vez mais estimular a participação efetiva de crianças e adolescentes nesses debates visando à garantia dos seus direitos e deveres”, afirma Jefferson Cavalli Cuba, Secretário de Assistência Social.
              Os dois grupos  trabalharam de acordo com os cinco eixos propostos: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Criança e Adolescente; O Controle Social na Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Em Campo Largo o evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social.