27/10/2011
Os campo-larguenses que desejarem praticar um ato de solidariedade, doando sangue, terão a oportunidade de fazê-lo em sua própria cidade no próximo dia 9.
27/10/2011
Por Felipe Perussolo - Depcom
Os campo-larguenses que desejarem praticar um ato de solidariedade, doando sangue, terão a oportunidade de fazê-lo em sua própria cidade no próximo dia 9. Desde o mês de outubro existe o ponto fixo do Hemepar no Centro Médico Hospitalar.
“A doação acontece na segunda semana de novembro”, disse o secretário de Saúde Carlos Andrade. Segundo Andrade esta é uma oportunidade para que possamos ajudar várias pessoas que necessitam de sangue.
Alguns requisitos devem ser cumpridos para quem deseja realizar a doação. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 quilos, estar bem alimentado e evitar alimentação gordurosa. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.
Existem alguns impedimentos para se realizar a doação. Os doadores não podem apresentar gripe ou febre, gravidez ou estarem amamentando, cirurgias recentes e comportamento de risco com relação a doenças sexualmente transmissíveis.
É importante que os dados prestados na pré-avaliação da doação sejam verdadeiros. A doação de sangue não deve ser utilizada para diagnóstico de qualquer doença, como o HIV, por exemplo, já que o mesmo tem janela imunológica de três meses até que os exames detectem o vírus.
Se sua saúde permitir, compareça. É um ato simples que beneficia a todos. Informações: Ilzamir - 3291 5164.
Próxima data: 09/11/2011.
Local: Centro Médico Hospitalar, Rua Ademar de Barros nº. 3.615 no Bairro Bom Jesus.
Horário: 8h30 às 11h e das 13h às 16h30