Quarta-feira às 07 de Maio de 2025 às 02:01:23
Geral

Caterpillar inaugura fábrica de tratores em Campo Largo

21/10/2011

Campo Largo, a Capital da Louça é agora, também, a cidade paranaense da Caterpillar.

Caterpillar inaugura fábrica de tratores em Campo Largo

21/10/2011   

Campo Largo, a Capital da Louça é agora, também, a cidade paranaense da Caterpillar. Na última Terça-feira (18), a empresa líder mundial em máquinas para construção e mineração, inaugurou a primeira fábrica brasileira do grupo, fora de São Paulo. O evento, de importância nacional, teve a presença do governador Beto Richa, do prefeito de Campo Largo, Edson Basso e de dezenas de autoridades estaduais e municipais.


O projeto para a instalação da Caterpillar na cidade teve início em Setembro do ano passado, com a aquisição da planta desativada da Chrysler. Em Fevereiro último teve início a reforma e ampliação da unidade, para adequá-
la ao tipo de produto e à filosofia de trabalho da empresa. Em Setembro, a primeira retroescavadeira saiu da nova linha de produção Caterpillar, com o selo “Produzido em Campo Largo”.

Simpatia
A festa de inauguração da Caterpillar emocionou os campo-
larguenses presentes, pela demonstração de carinho que a empresa tem para com a cidade. Os Canarinhos, maior grupo coral infantil do Estado, foi convidado para cantar o Hino Nacional Brasileiro, na abertura, e o Hino de Campo Largo, no encerramento da solenidade de inauguração.
Luiz Gil Calil, presidente da Caterpillar do Brasil, destacou, durante a coletiva de Imprensa, a importância da aceitação dos campo-larguenses, autoridades, trabalhadores e o público em geral, como fatores preponderantes para o sucesso do processo de implantação da unidade, em Campo Largo. E disse que não foi surpresa, para ele e sua equipe, o alto nível técnico e o comprometimento dos funcionários contratados, “que nesta fase de adaptação da unidade, para produzir tratores, trabalharam em várias funções, sempre demonstrando muito interesse”.



Produto
Campo Largo está produzindo as retroescavadeiras 416E e a partir de 2012 vai produzir também a carregadeira 924H, equipamentos até então fabricados em Piracicaba (SP) e que integram a família da Divisão de Produtos de Construção Leve da Caterpillar. Os investimentos na planta, que passou por reforma e ampliação, totalizam R$ 170 milhões e, o número de empregos diretos gerados, 260 atualmente, deve subir para 1.000 até a fábrica atingir plena capacidade produtiva em 2013.
A decisão da empresa em investir na implantação desta nova unidade é resultado do plano de expansão dos negócios da fábrica, da economia estável do País e da perspectiva de continuidade da crescente demanda por obras de infraestrutura. Destaca ainda que a posição geográfica de Campo Largo, no corredor de exportação para o Mercosul, também foi importante no momento da escolha do local.  “Campo Largo se configura, naturalmente, como um bom lugar para a Caterpillar reforçar esta posição e buscar objetivos mais ousados” destacou Calil.