Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 06:32:11
Geral

Inglês

14/10/2011

Professor de Campo Largo participa  de livro de inglês a nível mundial

Inglês

14/10/2011


Luciano José Okraska foi um dos professores de inglês escolhidos a nível mundial para participar da análise do livro de inglês Engage, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele não imaginava receber um convite deste porte no meio de tantas cidades com mais destaque e com outros excelentes professores.

A relação com a Universidade surgiu no projeto Centro de Línguas que iniciou há cinco anos no Colégio Kennedy, quando viu a necessidade de um material atrativo e bem elaborado para trabalhar com adolescentes. Encontrou o Engage e pelo volume de consumo acabou chamando a atenção da Oxford do Brasil, que sempre deu uma ótima assistência e viu em Campo Largo um grande potencial.

Em 2010 houve a necessidade de reformulação do livro e professores do mundo inteiro foram convidados para fazer análise do material e mandar sugestões de melhorias. “Não imaginava a responsabilidade de fazer esta análise, algo com esta abrangência”, comenta Luciano, explicando que o convite chegou por e-mail já com o material a ser analisado. O convite aconteceu em Julho de 2010 e foi preciso analisar todas as páginas recebidas, cada atividade, o que acreditava funcionar ou não e sugerir as melhorias para alteração.
Luciano admite que ficou bastante surpreso com o convite e pelo reconhecimento com o seu trabalho. Comenta que não gerou retorno financeiro, mas foi uma valorização muito grande e se sente prestigiado, pois muitos professores gostariam de ter uma participação como essa.

O livro entrou no mercado a nível mundial em Setembro deste ano. O material ficou bem diferenciado de livros comuns, pois está mais parecido com revista, ideal para o trabalho com adolescentes por ter um conteúdo mais atualizado, linguagem mais jovem, tratando de temas e personalidades atuais, além de ser mais atrativa pelo novo formato. “O resultado com o aluno acaba sendo muito melhor”, completa Luciano.
Segundo o professor, hoje não se pode mais pensar em um ensino em formato padrão, é preciso se adaptar. “Hoje o jovem é diferente do jovem de anos atrás. O interessante é fazer um material mais atrativo voltado para o adolescente de hoje”, diz.

O Engage é utilizado na nova escola de Luciano, a Express English School, que inaugurou em Agosto deste ano e já está com 300 alunos e dez professores, em uma casa bem acolhedora. Além da didática diferenciada de Luciano e dos professores que estão neste novo projeto, uma novidade oferecida pela escola é a tela interativa na sala de aula, utilizada com canetas especiais para proporcionar uma aula diferente.