Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 06:32:11
Geral

Receita

11/10/2011

Faça uma Caldeirada de Frutos no Mar. O prato fica pronto em apenas 20 minutos e serve 6 porções.

Receita

11/10/2011

Fonte: E-Band.com.br

Há 25 anos, a gastronomia da Marejada, em Itajaí, Santa Catarina, é comandada por um grupo de entidades filantrópicas que preparam e comercializam pratos típicos da tradição portuguesa. Este ano o costume se repete e durante os 17 dias de festa, 14 entidades vão oferecer suas especialidades gastronômicas.

O grande diferencial é que na comemoração das Bodas de Prata do evento, a gastronomia ganha destaque, ocupando uma das áreas mais nobres do Centreventos Itajaí.

A Caldeirada de Frutos no Mar, especialidade da APAE, é uma das sugestões de maior sucesso. Com uma mistura bastante atraente dos mais variados tipos de frutos do mar, o prato é uma boa pedida para quem quer saborear de uma só vez boa parte das delícias que compõem os pratos da Marejada e o que é melhor: dá para fazer em casa!

Ingredientes:
600g de cação cortado em cubos
500g de camarão médio limpo
6 lagostins
300g de mexilhão
500g de lula cortada em anéis
5 batatas médias
3 tomates maduros cortados em rodelas
3 cebolas cortadas em rodelas
1 pimentão cortado em rodelas
2 cubos de caldo de camarão
Cheiro verde a gosto
Coentro a gosto
Sal a gosto
limão para lavar os frutos do mar
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
6 dentes de alho grandes

Modo de Preparo:
Depois dos frutos do mar devidamente limpos e lavados com caldo de limão, aqueça uma panela grande e coloque para dourar o alho amassado. Em seguida refogue o mexilhão, coloque o cação cortado em cubos e adicione a água. Deixe abrir fervura e adicione a lula cortada em anéis e os tomates, as cebolas e o pimentão. Logo em seguida coloque os cubos de caldo de camarão e acerte o sal. Adicione coentro, cheiro verde e os camarões. Coloque as batatas cortadas em rodelas grossas e previamente cozidas. E, para finalizar, coloque os lagostins por cima de tudo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva com arroz branco e pirão.