10/10/2011
Policiais militares apreenderam na manhã desta Segunda-feira (10) no bairro Botiatuva, cerca de 50 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro.
14/10/2011
Policiais militares da 3ª Companhia apreenderam na manhã de Segunda-feira (10), cerca de 100 pássaros silvestres e um veado que estavam sendo mantidos em cativeiro. Esta foi a segunda apreensão realizada na cidade no prazo de dez dias.
A equipe da PM responsável por esta apreensão, comandada pelo sargento Moraes, chegou até os animais após receber várias denúncias anônimas. As apreensões foram realizadas nos bairros do Botiatuva, Itaqui, Vila Dom Pedro e São Caetano. Entre as aves encontradas estavam Papagaios, Canários Terra e Belga, Trinca Ferro, Sabiás, Pássaro Preto, Iniapim, Tiriva, Coleirinhas, Curiós, Pintagol, Pichochó e Azulão. Já o veado foi encontrado no quintal de uma residência. Seus proprietários disseram que criavam o na animal desde quando ele era bebê.
Todas os animais foram encaminhados por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Tijucas do Sul, onde após um tempo de readaptação voltarão ao seu habitat natural. Os proprietários foram multados e responderão a Termo Circunstanciado. Segundo a PM, as multas chegaram a um valor total de R$ 70 mil.