10/10/2011
Imposto encarece brinquedo em até 72%.
10/10/2011
Fonte: E-Band.com.br
Não são só as crianças que vão comemorar o presente recebido na próxima quarta-feira: o governo vai ter muitos motivos para sorrir, já que até 72% do preço dos brinquedos representam impostos, segundo pesquisa da empresa de auditoria BDO RCS.
O Playstation, videogame preferido da maioria das crianças, é o produto que apresenta maior carga tributária entre os avaliados. Uma bola de futebol chega a ter 46,49% de impostos embutidos.
A situação é a mesma para as bicicletas (45,9%). Ao Metro, o diretor tributário da BDO RCS, José Santiago da Luz, explicou que escolher produtos nacionais ajuda a minimizar o problema, evitando-se o alto Imposto de Importação. “No caso dos produtos chineses, eles igualam o preço com os nacionais devido ao baixo custo de produção, o que ainda gera dificuldades à indústria brasileira”, alerta.
Mesmo quem optar por levar o filho para passear vai estar sujeito ao peso dos tributos. Do valor pago por um ingresso de teatro ou cinema, por exemplo, 30,2% vão para o caixa do governo. O mesmo vale para um sanduíche do McDonald’s (30,4%).