07/10/2011
Os candidatos que pretendem concorrer nas eleições de 2012 têm até esta Sexta-feira (07) para estar filiado em um partido político, para poder disputar o pleito a prefeito, vice-prefeito ou vereador, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O chefe do Cartório Eleitoral de Campo Largo (9ª Zona), Leandro Spíndola Nogueira, lembra que quem está trocando de partido deve, preferencialmente, se desligar antes do partido anterior. Esta providência pode evitar problemas como a dupla filiação.
Apesar desta data limite, os partidos têm até o dia 14 de Outubro para re-gistrar os novos filiados, no Tribunal Regional Eleitoral, diretamente no Site. Leandro explicou que os partidos têm uma senha para entrar no sistema, e efetuar o re-gistro. É necessário também que os futuros candidatos comprovem o domicílio eleitoral, também no dia sete de Outubro, um ano antes do pleito.
Esta comprovação será exigida no momento do registro da candidatura. Sem essa comprovação de domicílio eleitoral, o pedido de registro de candidatura é negado pela Justiça Eleitoral.
Troca-troca
É importante que os futuros candidatos observem bem a desfiliação do partido anterior, se for o caso. Eles podem, entretanto, se filiar no novo partido antes de se desfiliar do anterior, mas precisam, nesse caso, comunicar ao partido anterior e, com cópia, encaminhar a informação do desfiliação ao Cartório Eleitoral, até 24 horas após a mudança. A informação é pertinente, nessa época, devido à intensa troca de partidos dos futuros candidatos.
O prazo de um ano antes das eleições, entretanto, é só para os cidadãos que pretendem concorrer aos cargos em disputa. Já os eleitores em geral, para poderem votar em outro domicílio, têm até o dia nove de Maio de 2012 para solicitar a transferência do título de eleitor para o novo município.
Para pedir a transferência do título, o eleitor deve comprovar a passagem de pelo menos um ano da inscrição primitiva, e residência mínima de três meses no novo domicílio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes, como contas de água, luz etc.