Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:04:37
Geral

Primeira retro da Caterpillar de Campo Largo é testada em obra de habitação

Primeira retro da  Caterpillar de Campo Largo é testada em obra de habitação

30-09-2011

A primeira máquina produzida pela unidade da Caterpillar Brasil em Campo Largo, a retroescavadeira 416E, está trabalhando em uma das obras do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, no Município. A máquina já completou mais de 100 horas de operação em trabalhos realizados na construção de cerca de 500 moradias. Esta atividade faz parte de um acompanhamento de campo para verificar o rendimento da máquina piloto em ações reais de operação.
“A Caterpillar tem o compromisso de entregar produtos com a mais alta qualidade para seus clientes. Por esta razão, antes de iniciar a produção de um equipamento, faz parceria com seus clientes para testar as primeiras unidades, chamadas de piloto, em uma situação real de trabalho, muitas vezes em condições bastante adversas”, comenta o gerente geral da Caterpillar em Campo Largo, Otto Breitschwerdt.
O primeiro cliente a receber a 416E foi o empresário João Alfredo Rivabem, que em parceria com a Caterpillar e o revendedor incluiu a retroescavadeira piloto na lista de máquinas de locação oferecidas pelo seu estabelecimento, e será utilizada pelo período de 200 horas nas obras do Minha Casa Minha Vida. “O cliente está muito satisfeito, pois a máquina está com um excelente desempenho”, diz Breitschwerdt.
Segundo o gerente de portfólio de produtos, João Raphael Lorenzetti, a escolha de clientes para realizarem os testes com as máquinas, chamado de “programa de acompanhamento de campo” é feita de acordo com fatores como a aplicação do produto, práticas de operação e manutenção e experiência prévia com o produto, entre outros. Assim que o equipamento piloto é enviado para o acompanhamento de campo, representantes da Caterpillar e do revendedor visitam os clientes com frequência para inspecionar o produto e documentar as observações feitas por quem está com a máquina. “Cada comentário dos clientes ou constatação feita durante inspeção de produto é de muito valor para nós. Trazemos essas informações de volta para a Caterpillar para podermos continuar a melhorar ainda mais os nossos produtos”, afirma Lorenzetti.
Foram produzidas em Campo Largo três unidades “pilotos” da retroescavadeira 416E. Todas as máquinas serão submetidas a testes em clientes a fim de assegurar a qualidade dos processos de produção da nova unidade, que em breve, estará produzindo para abastecer todo o País.
As obras em que a retroescavadeira 416E está sendo utilizada fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, existente desde 2009 em todo o Brasil e com objetivo de oferecer moradias com preços e condições especiais para famílias que apresentam renda familiar de até dez salários mínimos.