Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:03:35
Geral

Festival

30-09-2011

Abertura do Festival de Música Raiz lota Casa da Cultura.

Festival

30-09-2011

O Festival de Música Raiz de Campo Largo começou na noite de Sexta-feira (23) com lotação máxima no Auditório da Casa da Cultura. Mais de 280 pessoas acompanharam o show de abertura com o músico Gaúcho da Fronteira. Algumas pessoas, que não adquiriam o ingresso antecipadamente, ficaram de fora.
A plateia, com pessoas de todas as idades, comprovou que o Festival de Música Raiz é uma festa para a família aproveitar unida. Crianças, jovens, adultos e melhor idade dividiram o mesmo espaço para desfrutar da apresentação irreverente de Gaúcho da Fronteira e de atores que fizeram as honras da casa antes do show iniciar.
O cenário foi montado como o quintal de uma casa do campo, com direito a carroça, cadeira de balanço, varanda da casa, cuias de chimarrão e até mesmo a silhueta de uma árvore de quatro metros, que representa a solidez do Festival no Município. Tudo para deixar o clima mais aconchegante e próximo à realidade. O músico subiu ao placo com sua banda e com simpatia conquistou as mais diferentes faixas etárias do público.
O Festival de Música Raiz foi criado na primeira gestão do prefeito Edson Basso, e a cada edição uma novidade foi somada para engrandecer o festival até chegar à formatação atual, que reúne atividades para alunos, oficinas práticas, atrações nacionais da música raiz, mostra de artistas locais, espetáculos de dança e música, e palestras sobre cultura. “Tenho orgulho em ver que este evento ganha forças a cada ano, e reúne famílias inteiras. É algo gratificante de ver pais e filhos dividindo o mesmo espaço, é um festival saudável que eu espero que continue com os próximos prefeitos, que não deixem acabar só porque foi criado em uma gestão anterior”, desejou o prefeito.
Trio D Favetti - O show do Gaúcho da Fronteira não foi o único que reuniu público na Casa da Cultura. Na noite de sábado o Trio D Favetti apresentou clássicos da música popular brasileira e composições próprias com sofisticação e peculiaridade.
O trio de irmãos é natural do Rio Grande do Sul, mas reside em Pato Branco há mais de 30 anos. Trás para o palco a musicalidade dos avós, que foram maestros e integraram corais e grupos musicais. Esta foi a primeira vez que estiveram em Campo Largo.
Próximas atrações - A partir de hoje (26) o Festival de Música Raiz chega às escolas com oficinas e espetáculos voltados para crianças e adolescentes. Serão dez apresentações, cada dia em uma escola diferente. A primeira será a Escola Municipal 15 de Outubro, com Banda de Pífanos, amanhã (27) a escola Municipal 1º de Maio recebe o espetáculo Toque de Caixa, na Quarta (28) os alunos da Escola Municipal Policarpo Miranda, recebe espetáculo Ziriguidum, na Quinta-feira (29) o Tabuleiro de Ritmos se apresenta para a Escola Municipal Professora Almede Baridotti, e na Sexta-feira (30) quem recebe o espetáculo Contando Ninguém Acredita são os alunos do Colégio Estadual Sagrada Família.
De acordo com Nélio Spréa, diretor artístico da Parabolé, organizadora do festival, é nas escolas que o Festival mostra sua evolução e traz resultados positivos. “São nas escolas que vemos o trabalho ter continuidade, percebemos o efeito que a musicalidade faz na quebra da rotina diária dos alunos, eles nos dão forças a continuar inovando”, afirma.
As atividades do 5º Festival de Música Raiz acontecem até o dia 1 de
Outubro (Sábado).