A Caixa Cultural apresenta a partir desta quinta-feira (29) até 2 de outubro o 7º Festival Internacional de Cinema Super 8, em Curitiba. Nos quatro dias serão exibidos mais de 60 filmes produzidos em países como o Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda.
O formato Super, criado pela Kodak, foi inspirado na proposta da companhia “aperte o botão que nós cuidamos do resto”. Isso transformou a produção cinematográfica, porque aumentou o acesso das pessoas a um equipamento de captura de imagens.
29-09-2011 Fonte: Globo.com
	
O coordenador do festival, Leandro Bossy, disse que “o Super 8 é mais uma caneta à disposição para você escrever, mas o que vai escrever com ela, você escolhe”.
Os filmes selecionados são de dois formatos, película (filme) e digital. Entre os do primeiro tipo estão títulos em “tomada única”, uma maioria produzida na Oficina de Super 8 que integra o projeto, na qual cada diretor recebeu um cartucho para filmar um roteiro. O material é editado no gatilho da câmera. Esses cartuchos são revelados pela organização do festival e, por isso, tanto o público quando o cinegrafista verão o filme pela primeira vez ao mesmo tempo.
“Esta edição conta com a criação de um prêmio surpresa, em que o júri elege uma característica peculiar que queira destacar entre os filmes apresentados, revelada somente na cerimônia de premiação”, adianta Bossy.
A programação completa está disponível na internet.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            