23-09-2011
Domingo foi dia de civismo e história na Avenida do Centenário.
23-09-2011
Devido à chuva no dia Sete de Setembro, Campo Largo festejou a Independência do Brasil no último Domingo (18). O tempo bom, com muito Sol, propiciou um belo desfile cívico-militar, na Avenida do Centenário, com participação das escolas municipais e estaduais, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
O desfile contou a história de Campo Largo, que completou 140 anos em 2011, e dos 100 anos de Energia Elétrica na cidade, através da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Diferente de outros anos, quando todas as instituições participantes apresentavam variações sobre o mesmo tema, neste houve um tema principal: Os 140 anos de Campo Largo, que foi dividido em subtítulos: imigração, comércio, indústria, cultura, desenvolvimento social e econômico e também os 100 anos de luz elétrica em Campo Largo.
A Folha de Campo Largo também participou do desfile, inserida no contingente da Escola Maria Joana Marochi, que desenvolveu o tema Cultura. Além da Folha, desfilaram representantes da Academia Arte da Dança, Capoeira Gerais, Oficina de Literatura, e Rádio Onda Livre.  
Sobre o desfile, o secretário da Educação e Cultura, Norton Nori Pooter, disse que "foi uma aula de história a céu aberto, com linha cronológica".
Para ilustrar o desfile vários cartazes, faixas e banners contaram a história do Município, além de alunos vestidos com trajes típicos da imigração e com ferramentas que contam como era a vida na época e as mudanças que vêm ocorrendo ao longo do tempo. 
"A população teve a oportunidade de conhecer a história de nossa cidade", falou o secretário de Governo Udo Schmidt Neto. Schmidt também achou interessante a iniciativa de interação que algumas escolas tiveram com os presentes, como a distribuição de mudas de árvores.
 As escolas foram responsáveis pela aula de cultura e civismo. A Guarda Municipal apresentou seus veículos e funcionários, além de tornarem público a Guarda Municipal Mirin. A Cocel entrou na avenida com toda sua frota que garantem a energia de todos os campo-larguenses. Também desfilaram os carros antigos e os opaleiros. 
Participaram também alguns funcionários da Prefeitura de Campo Largo, Marcos Luciano Alves de Souza que trabalha na Secretaria de Saúde, afirmou que é muito importante a participação de todos em eventos como este. "Além do civismo é possível perceber a evolução de nossa cidade", disse Souza, segundo ele muitos campo-larguenses desconhecem sua história. Assim as secretarias municipais contaram evolução de Campo Largo a partir dos serviços e programas oferecidos pela prefeitura. 
Estavam presentes o prefeito Edson Basso, a primeira dama e presidente do Provopar Municipal Elizabete Neizer Basso, o presidente da Câmara de Vereadores Josley Andrade, vereadores e secretários municipais. "Agradeço a presença de todos os munícipes que abrilhantaram a festa da independência", disse entusiasmado o prefeito Edson Basso.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            