Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 11:21:37
Geral

Conexão

12-09-2011

Dilma diz que internet deve chegar mesmo a quem
não pode pagar pelo Plano Nacional de Banda Larga.

Conexão

12-09-2011 Fonte: R7 Notícias

A presidente Dilma Rousseff disse reafirmou nesta segunda-feira (12) o compromisso do governo de levar o Plano Nacional de Banda Larga para todos os municípios brasileiros até 2014.Durante o programa semanal de rádio Café Com a Presidenta, ela citou a meta de atingir 40 milhões de lares com banda larga.

- Quem não pode pagar também tem que ter acesso à internet. Para isso, estamos ampliando as opções de acesso à internet gratuita. Uma iniciativa muito importante é que, em mais de 59 mil escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, estamos garantindo a conexão gratuita à internet. Outra ação são os Telecentros. Eles estão, preferencialmente, nas comunidades mais pobres das grandes cidades, em comunidades de pescadores, em assentamentos rurais, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas.

O PNBL é um acordo entre o governo federal, operadoras de telefonia e provedores para oferecer o serviço de banda larga por R$ 35 mensais, com velocidade de conexão de 1 megabit por segundo. O governo entra com a infraestrutura de rede, usando conexões já instaladas por empresas estatais, como a Telebrás. Enquanto isso, provedores e operadoras de internet se encarregam de oferecer o serviço final para os consumidores.

Segundo Dilma, o Ministério das Comunicações presta apoio a mais de 13 mil espaços de inclusão digital, como são os Telecentros.

Além da internet, ela disse que a tecnologia 4G (quarta geração) de telefonia móvel deve estar implantada no Brasil até a realização da Copa do Mundo, em 2014.

- Vamos implantar no Brasil o celular de quarta geração antes da Copa do Mundo. Significa que os brasileiros e quem vier para o Brasil acompanhar os jogos vão ter acesso à internet pelo celular com uma velocidade altíssima.