09-09-2011
Desde seu surgimento, a igreja Bola de Neve sempre foi reconhecida em diferentes lugares do mundo por aliar religião e esportes, como a prática do surf e skate. Em Campo Largo, ela está presente desde o ano passado com projetos na área de esportes e assistência, todos voltados à população carente e ex-dependentes de drogas, álcool e outros vícios.
Há cerca de seis meses, dois integrantes da igreja que se interessaram por corridas de bicicleta se espelharam em equipes de outros locais e começaram a frequentar campeonatos de Mountain Bike e Cross Country. Assim, teve início a equipe Bola Bikers. O líder Cristiano Roberto Pereira e o competidor Murilo Manzatti, desde então, vêem unindo novos membros que também tenham interesse no esporte. De acordo com Pereira, o intuito não é apenas incentivar a prática de uma atividade física. "Além de competir, também realizamos o trabalho de assistência social, com doação de alimentos e roupas às pessoas carentes e sem abrigo, e também levamos um pouco da palavra de Deus para incentivá-los a ter mais fé", conta. Com pouco tempo de atuação, o Bola Bikers está em fase de estruturação. "Nossa ideia é montar uma agenda para não comprometer o trabalho de nossos participantes e também passar a integrar o Ministério de Esportes da Bola de Neve de Curitiba, que já é um projeto bem concretizado", diz o líder. Outro projeto que teve início na igreja foi o Pé no Skate, que hoje vem sendo realizado pelo Provopar com a comunidade Novo Horizonte. Atualmente, a Bola de Neve busca levar o Pé no Skate às escolas.
De acordo com o pastor Syrio Cabral, uma das dificuldades no início desse trabalho é o apoio, ainda escasso, mas a intenção é levar o projeto adiante com novos competidores de diferentes regiões de Campo Largo. "O Bola Bikers é um projeto cuja intenção não é apenas levar saúde por meio da atividade física, mas também levar fé para seus participantes", afirma. Muitos ainda acham diferente a proposta da igreja Bola de Neve ao envolver religião e esporte, mas a ideia tem sido cada vez mais bem recebida, como conta o presbítero Hélder Cardoso. "A maioria do nosso pessoal tem 40 anos ou menos, então se trata de um público jovem. Mas a receptividade aqui em Campo Largo é cada vez maior", destaca.
Nova Vida
Entre os Ministérios de Evangelismo que fazem parte da igreja, outro trabalho que tem início no próximo dia 10 de Setembro, às 18 horas, é o Nova Vida, destinado a dependentes e co-dependentes de vícios. Assim como outros conhecidos grupos de apoio, o projeto deve atuar com passos para evitar o retorno ao vício. Pessoas de qualquer religião podem participar e compartilhar suas experiências.
Para participar ou fazer doações que serão repassadas posteriormente a pessoas carentes, o endereço da igreja Bola de Neve é Avenida Padre Natal Pigato, 645, Centro.