Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 11:17:32
Geral

Arco e flecha ganha visibilidade

Arco e flecha ganha visibilidade

09-09-2011

No Sábado (03) Campo Largo sediou mais uma competição de arqueirismo. O 3º. Torneio Fita Outdor organizado pela Federação Paranaense de Arco e Flecha (Fepaf) aconteceu na sede campestre do Clube Polonês de Campo Largo. De acordo com o presidente da Fepaf, Gustavo Druziki, 11 atletas participaram da prova. "Cinco da categoria masculino adulto, três da categoria recurvo, um da recurvo master e uma atleta na categoria feminino", contou.

A Rede Independêcia de Comunicação (RIC TV) cobriu o evento, a reportagem foi ao ar na Segunda-feira (05) no programa "Paraná no Ar". O presidente da Fepaf - que também é competidor - ficou com o primeiro lugar em sua categoria, seguido pelo atleta André Collo e Helder Chin Lemos. "A nível nacional espero ficar entre os quinze melhores neste ano e entre os top 10 no ano que vem", comentou Druziki.

Campo Largo é referência no esporte e palco de vários campeonatos. A pista na qual foi realizada a última competição é reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO). "Arqueiros de todo o Paraná disputam aqui provas válidas pelo ranking nacional, na modalidade Fita Outdoor", conta Druziki. Em Campo Largo também é possível encontrar por meio da iniciativa privada cursos para iniciantes; pista interna para treinos e competições; lojas de equipamentos e materiais; e produtos ecológicos voltados à arqueiria histórica, feitos à mão com materiais reciclados. Segundo a Fepaf, o arco e flecha é uma das ferramentas mais antigas e importantes da humanidade. Atualmente se difunde em todo o mundo como esporte olímpico e atividade de lazer.

Em Campo Largo, os interessados em conhecer esta modalidade esportiva têm a oportunidade de "testar a sua mira" em uma empresa especializa. "É assim que as pessoas se apaixonam pelo esporte. A loja é o único estabelecimento que conta com um estande de arco e flecha aberto em horário comercial" - acrescentou o presidente da Fepaf. Druziki lembra que a população pode acompanhar os campeonatos e prestigiar o esporte. "Já aumentou bastante o número de pessoas assistindo", disse.

O governo do município acredita no potencial do arqueirismo como um grande atrativo turístico para a cidade e pretende investir na área. "Precisamos fazer com que Campo Largo seja conhecido neste esporte, temos um grande interesse em apoiar estas iniciativas" - afirmou a coordenadora do Departamento de Turismo, Fabiane Bergmann. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Lino Petry, que esteve presente no evento, lembra que a Prefeitura também precisa atuar em turismo de eventos, "estamos do lado da capital do estado, um público de aproximadamente três milhões de pessoas [Curitiba e RMC] que quer novas oportunidades de lazer", aponta. Petry afirma que a ideia é incentivar e apoiar eventos esportivos como o arqueirismo e o balonismo, com a finalidade de atrair também o público vizinho.

"Estamos estudando a possibilidade de trazermos etapas de outras modalidades esportivas para o Município. Com isso, queremos promover o próprio esporte e o Município, gerar renda e emprego para o setor de prestação de serviços, como restaurantes, hotéis, táxis e outras atividades. O turismo, além de aproveitar as belezas naturais existentes, precisa criar oportunidades para atrair mais turistas e essa é uma boa forma", enfatiza o secretário.

MAIS INFORMAÇÕES: 9206-5612 ou pelo email gustavo.druziki@gmail.com