Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:16:51
Política

PT

02-09-2011

PT de Campo Largo está discutindo a entrada de Affonso Guimarães e Nelsão.

PT

02-09-2011

A discussão é interna e deve ter resposta logo após o feriado de Sete de Setembro. O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores recebeu o pedido formal do ex-prefeito Affonso Portugal Guimarães - que saiu do PSDB - para ingressar no partido. "Esse pedido é oficial e a Executiva do partido já está discutindo a questão. Na próxima semana, após o feriado, nós vamos nos reunir com a Executiva Estadual, quando a filiação deverá ser aceita ou não", disse o presidente da Executiva Municipal do PT em Campo Largo, Marcus Preis.
Segundo Marcus, "o Estatuto do PT tem regras para filiação de pessoa de notória expressão política. Quando é um cidadão comum, somente a Executiva Municipal decide, mas quando se trata de pessoa de maior expressão, a decisão é conjunta com a Executiva Estadual", disse Marcus. Ele adiantou que já conversou com o ex-prefeito e que a Executiva Municipal recebeu seu pedido de filiação. Quanto ao ex- vereador Nelsão, Marcus disse que também recebeu o pedido do vereador, mas informalmente. "Ele vai fazer o pedido oficial após a conclusão do processo, na Câmara", explicou.

Pros e contras
O presidente da Executiva do PT em Campo Largo, destacou como positivo o provável ingresso do ex-prefeito de Campo Largo, no partido. Ele descarta alguma deserção de filiados, pelo ingresso de Affonso, explicando que o filiado do PT tem todo o direito de sair do partido, se não concordar com alguma atitude da cúpula, mas acredita que não será o caso, em Campo Largo. "O ex-prefeito Affonso Portugal Guimarães vem para somar, e será bem recebido. A questão da candidatura será discutida mais à frente", explicou.
Marcus não vê conflito entre as figuras de Affonso Guimarães e Nelsão, no PT. "São dois líderes de expressão, e farão do PT de Campo Largo, um partido mais forte, que terá candidatos próprios para prefeito e vice e uma chapa forte, para vereador", explicou.
Sobre se Affonso Guimarães entrará no partido juntamente com outros filiados saídos do PSDB, Marcus disse que provavelmente outros líderes do PSDB acompanharão Affonso, mas que cada um terá um tratamento individual, ao solicitar ingresso no PT. "Não aceitaremos todos, incondicionalmente", disse ele.
O PT tem, hoje, cerca de 300 filiados e está aberto a novas filiações. Marcus acredita em crescimento considerável do partido, no Município, para as eleições de 2012.

Projeto
Marcus Preis destacou a importância da estratégia do PT de Campo Largo, para as eleições de 2012. "Estamos construindo um novo projeto para Campo Largo, vamos lutar para conquistar a Prefeitura Municipal e fazer um bom número de vereadores", acrescentou, adiantando que no último Sábado (27), o Diretório Municipal discutiu estas e outras questões. "Estamos vendo uma nova possibilidade para o PT de Campo Largo, vamos fortalecer o partido e executar projetos do PT, juntamente com os demais partidos da base de apoio do governo da presidente Dilma. Não vamos mais ser
coadjuvantes, na política de Campo Largo. Com as novas filiações vamos brigar de igual para igual com os demais partidos, vamos para o confronto direto, com candidatura própria, para conquistar a Prefeitura e a Câmara Municipal", concluiu.