28-08-2011
Mutirão soluciona mais de dois mil processos da Justiça do Trabalho.
28-08-2011 Fonte: Globo.com
Em uma semana, cerca de dois mil processos foram retirados do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) graças ao Mutirão da Justiça que ocorreu em Curitiba.
A ação envolveu 24 juntas trabalhistas do estado e o Juízo Auxiliar de Conciliação da capital, que existe para promover acordos e por fim a processos que poderiam levar anos na Justiça.
Quando foi criado, em 2007, o juízo auxiliar recebeu 110 pedidos de conciliação. No ano passado, foram mais de 1.700. O índice de acordos chega a 80%. Uma alternativa rápida para sair da fila de mais de 310 mil processos que hoje se acumulam na Justiça do Trabalho do Paraná.
"As pessoas vem de boa fé fazer o acordo e também há a pacificação (...). Nem sempre o papel traduz o sentimento entre as partes", afirmou Márcio Gapski, coordenador do Juízo Auxiliar de Conciliações.
Em Curitiba, a Justiça do Trabalho mantém um grupo de conciliação permanente para acelerar os processos. As audiências podem ser marcadas no TRT-PR, na Rua Vicente Machado, número 400.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            