26-08-2011
Alunos do Ensino Fundamental aprendem sobre responsabilidade no uso da energia com a Cocel
26-08-2011
Na Quarta-feira, 24, alunos de seis escolas municipais assistiram a uma apresentação sobre a história da energia elétrica e como utilizá-la com segurança e economia. A palestra foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal por colaboradores da Companhia Campolarguense de Energia - Cocel em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e será utilizada como referência pelos alunos e professores para organizar o desfile cívico de 7 de Setembro - que terá a "história da energia" como um dos temas.
No início da apresentação o prefeito Edson Basso, o vice Dante Vanin e o secretário municipal de educação, Norton Potter contaram um pouco de suas experiências com a energia elétrica. Basso lembrou que quando era criança não existia energia elétrica em sua casa, que naquela época banho quente somente esquentando a água em baldes. O prefeito ressaltou como trabalho da Cocel colaborou para o desenvolvimento da cidade, proporcionando qualidade de vida aos moradores e a energia que possibilita o crescimento das indústrias.
O presidente da Cocel, Gerson Gabardo, contou às crianças que hoje Campo Largo conta com mais de 17 mil lâmpadas para iluminação pública instaladas - o que a torna uma das cidades mais iluminadas de todo o estado. "Com a conclusão do Programa Luz para Todos em 2011, até as casas mais distantes do interior já podem contar com energia elétrica" - ressalta Gabardo. Graças ao Luz para Todos, que foi realizado pela Cocel em parceria com o Governo Federal, foi instalada a rede de distribuição de energia, o padrão de entrada e ainda duas lâmpadas e duas tomadas para 1250 famílias moradoras de área rurais. O investimento chegou a R$8,5 milhões.
Com vídeos educativos e brincadeiras, as crianças conheceram os aparelhos que são os maiores consumidores de energia e as diferentes possibilidades de geração. "O mais importante é que todos se conscientizem que é preciso usar a energia com responsabilidade, sem disperdício e sem riscos à Saúde", completa Mari Cruzara Rossa, técnica de segurança da Cocel e uma das palestrantes.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            