25-08-2011
Campo Largo é destaque em um esporte peculiar: o arqueirismo.
25-08-2011 Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo
Campo Largo é destaque em um esporte peculiar: o arqueirismo. O Município é palco de vários campeonatos, neste sábado (28), por exemplo, acontece o primeiro Torneio na modalidade Field da Fepaf (Federação Paranaense de Arco e Flecha) no Distrito de Bateias. No dia 4 de setembro a competição é em outra modalidade, será o 3º. Torneio FITA Outdoor, também em Campo Largo.
O arco e flecha é uma das ferramentas mais antigas e importantes da humanidade, desenvolvida e utilizada pelo homem a mais de 30 mil anos. Na atualidade - embora ainda usada como ferramenta de sobrevivência e defesa pelos povos indígenas do Brasil - vem se desenvolvendo rapidamente como esporte olímpico e como atividade de lazer nos centros urbanos e também no meio rural.
O governo municipal acredita no potencial turístico deste esporte, que é um grande atrativo turístico para a cidade. "Precisamos fazer com que Campo Largo seja conhecido neste esporte, temos um grande interesse em apoiar estas iniciativas" - afirmou a coordenadora do Departamento de Turismo, Fabiane Bergmann.
De acordo com o presidente da Fepaf (instituição que comanda e promove o esporte no estado), Gustavo Druziki, Campo Largo tem se destacado no arqueirismo: "através da iniciativa de esportistas, empresários e artesãos, especializados nas diversas modalidades do esporte" - conta. O campo-larguense foi campeão paranaense de tiro com arco composto em 2010 nas modalidades FITA INDOOR e FITA OUTDOOR. Como presidente da Fepaf, Gustavo trabalha na organização, promoção e difusão do esporte, "através da realização de torneios oficiais, apoio às atividades necessárias ao desenvolvimento do esporte, como o suporte técnico na construção e venda de equipamentos", disse. Segundo ele, Campo Largo possui uma pista olímpica onde são realizados os torneios oficiais. "Arqueiros de todo o Paraná disputam provas válidas pelo ranking nacional, na modalidade FITA OUTDOOR", acrescentou.
Para Fabiane, com o apoio de entidades, empresas e estruturas especializadas em arco e flecha, Campo Largo proporciona ao iniciante e ao veterano a oportunidade de desenvolver a arte do arqueirismo de forma única no Paraná. "Representamos um importante pólo de desenvolvimento deste esporte instintivo e emocionante. Com o crescente número de arqueiros de competição ou por simples lazer, o arqueirismo está difundindo no Paraná e hoje o nosso município é referência neste esporte no Estado, ressalta".
O Secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Lino Petry, destaca que Campo Largo precisa atuar mais em turismo de eventos, "estamos do lado da capital do estado e da Região Metropolitana com um público de aproximadamente 3 milhões de pessoas que querem novas oportunidades de lazer", lembra. Petry afirma que a ideia é incentivar e apoiar eventos esportivos como o arqueirismo e o balonismo, com a finalidade de atrair também o público vizinho: "irá promover o próprio esporte e o município, vai gerar renda e emprego para o setor de prestação de serviços, como restaurantes, hotéis, táxis e outras atividades. O turismo, além de aproveitar as belezas naturais existentes, precisa criar oportunidades para atrair mais turistas e essa é uma boa forma", enfatiza o secretário.
Arquivos anexados: arqueirismo.jpg