19-08-2011
Durante a próxima semana todas as 252 agencias do trabalhador no estado do Paraná não realizarão atendimento. Essa pausa é necessária para transmitir todo o banco de dados cadastrais para o sistema informatizado MAIS EMPREGO que passará a ser utilizado a partir do dia 29 de Agosto.
Desenvolvido pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o novo sistema conta com uma base unificada de dados, que integra informações de todo o território nacional. Um dos principais objetivos do serviço é facilitar a recolocação do profissional no mercado de trabalho.
Funcionários da Agência do Trabalhador de Balsa Nova estiveram na ultima semana em Curitiba realizando o treinamento operacional do novo sistema. A agência já está em operação na cidade a dezesseis meses e nesse período somando consultas de vagas, inscrições, reinscrições e retornos totalizou 1.306 atendimentos a trabalhadores. Também foram abertas 353 vagas por empregadores da região.
SEGURO DESEMPREGO - O Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, prioriza o serviço de intermediação de mão de obra antes da habilitação do seguro desemprego. Assim, ao buscar o benefício, o trabalhador receberá uma ou mais opções de emprego com carteira assinada e com condições iguais ou superiores à que ocupava, como remuneração e jornada de trabalho. A pesquisa de vagas compatíveis ao perfil da pessoa será feita automaticamente pelo sistema, no ato do requerimento do seguro.
Caso o trabalhador recuse seu encaminhamento ao mercado de trabalho, sem justificativa aceitável pelo Ministério, ele deverá assinar uma carta de recusa do emprego oferecido. Nesse caso, o benefício será cancelado. Para ser aceita, a justificativa apresentada deve estar relacionada a problemas de saúde ou a participação de qualificação profissional.