01-08-2011
Chuva resulta em diversos pontos de alagamento em Curitiba e região
01-08-2011
Fonte: O Estado do Parana
A chuva constante que se arrasta desde o final de semana, em Curitiba e Região Metropolitana (RMC), já provocou diversos pontos de alagamento. Na manhã desta segunda-feira (1), a Defesa Civil de Curitiba está atendendo ocorrências em pontos do Uberaba, CIC, Pinheirinho e Ahú.
Na Rua Manoel Eufrásio, no Ahú, uma residência está com 20 centímetros de água, que começou a subir pelo ralo do banheiro. Perto do Parque São Lourenço, o trânsito flui em meia pista por causa de uma queda de barreira que interdita parte da rua Mateus Leme.
Vários moradores estão ilhados na Rua Emílio Beling Filho, 420, no Uberaba. No local, o Corpo de Bombeiros trabalha para retirar um dos moradores, que é idoso e tem dificuldades de locomoção.
A força da chuva abriu um buraco de mais ou menos um metro de diâmetro entre a calçada e um terreno na rua 25 de Agosto, no bairro Boqueirão. A Secretaria de Obras municipal e a Sanepar já foram acionadas.
No Parque Barigüi, o nível do lago subiu e, em alguns pontos, a água já atingiu parte da pista de caminhada.
Na Região Metropolitana não é diferente. A PR-092 (Rodovia dos Minérios), principal ligação entre os municípios de Rio Branco do Sul e Curitiba, tem diversos pontos alagados que prejudicam o trânsito nesta manhã.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um desabamento deixou várias pessoas isoladas em uma residência na Rua Antonio Elias, 426, em Rio Branco do Sul. Em Almirante Tamandaré, uma casa desabou no início da manhã na Rua José Danoiski Filho, 596. Até o momento não há informações sobre vítimas.
Na região de Pinhais, os bombeiros tentam retirar uma senhora idosa que está ilhada em uma residência na Rua Afonso Mulman, 640. Em Colombo, parte do barranco desabou na Rua Antonio Silva Rosa, 298, colocando em risco uma casa.
Interior
Vendavais atingiram cidades do interior do Estado durante o final de semana, danificando aproximadamente 70 residências da zona rural nas cidades de Itapejara do Oeste e Salto do Lontra.
Estradas
Na BR-376, entre os quilômetros 667 e 670, na região de Guaratuba (litoral do Paraná), o tráfego flui intenso, mas sem pontos de parada, por duas faixas da pista Norte (sentido Curitiba) e três faixas da pista Sul (sentido Palhoça), de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal.
Na BR-116 e na BR-101, o tráfego segue sem lentidão em ambos os sentidos das rodovias (Curitiba e Palhoça), na manhã de hoje, informa a concessionária Autopista Litoral Sul, que administra os trechos.