Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 10:07:37
Política

Julgamento

29-07-2011

Sessão de julgamento do vereador Nelsão será realizada no dia três

Julgamento

29-07-201

A sessão da Câmara Municipal de Campo Largo, que vai julgar se houve ou não falta de decoro parlamentar, de cuja infração é acusado o vereador Nelson Silva de Souza, o Nelsão (PMDB), será realizada na próxima Quarta-feira (03), com início às oito horas da manhã. Há previsão de que esta sessão se estenda por todo o dia, terminando somente à noite. Um forte esquema de segurança está sendo montado, para prevenir qualquer problema que possa perturbar a ordem.
Com quatro volumes, mais de três mil páginas, o processo que apura o episódio ocorrido em plenário da Câmara Municipal de Campo Largo, na noite de 21 de março último, já está concluído. Naquela data, no final da sessão, o vereador Nelson Silva de Souza, o Nelsão, do PMDB, teria desferido uma cabeçada no rosto do vereador Wilson Andrade (PSB), o que caracterizaria falta de decoro parlamentar, punível com a cassação de mandato.
Processo
Instaurado por iniciativa do PSB, o processo ganhou corpo, perícia nas fitas do evento, que comprovou a agressão e se tornou prova material da agressão, tentativa de suspensão de sessão da Comissão, via Mandado de Segurança, este negado pela Justiça, e outras ações com tentativa de impedir o curso das investigações. Há, ainda, a dificuldade enfrentada pelos membros da Comissão, de contatar o vereador acusado, que está sendo intimado através de Nota Oficial, pela Imprensa local e através dos seus advogados.
O presidente da Comissão Processante, vereador Jorge Julio (PSB), acredita que vai dar tudo certo, que a sessão será realizada sem problemas, sem sobressaltos. "Nós fizemos tudo o que manda a lei, atendemos todos os pedidos do vereador, para fazer sua defesa, acatamos todas as determinações legais, e temos apenas essa dificuldade, em fazer contato com o vereador", explicou. O resultado, segundo ele, vai depender do que os vereadores vão entender, durante a sessão de julgamento, podendo o vereador Nelsão perder o mandato ou ser considerado inocente.

Sessão extraordinária

Na próxima Segunda-feira (01), a Câmara Municipal realizará sessão ordinária e já está convocada a sessão extraordinária, exclusivamente para o julgamento, na Quarta-feira (03), com início às oito horas da manhã. O presidente do Legislativo Municipal, Josley Andrade, adiantou que a sessão deverá se desenrolar por todo o dia, apenas com um pequeno intervalo para o almoço. Não há, ainda, previsão de intervalo para o jantar, o que deverá ser decidido durante a sessão.