13-07-2011
Dilma ganha presentes que revelam lado intelectual
13-07-2011 Fonte: R7 Notícias
Era a primeira semana de governo da presidente Dilma Rousseff. Claudio Soares Rocha, diretor de Documentação Histórica da Presidência da República, estava curioso para saber qual seria o primeiro presente que a nova ocupante do cargo receberia. Rocha já vira facas para churrasco, garrafas de cachaça e até um cavalo.
- Na primeira semana, ela já recebeu um par de brincos. Logo depois chegou uma bolsa.
Como toda mulher vaidosa, Dilma adorou os mimos. Mas seu perfil mais intelectual já moldou os presentes que passaram a chegar ao Palácio do Planalto desde que assumiu a Presidência. Quadros e livros dividem espaço com panos de prato bordados, vasos e objetos tipicamente femininos, como sapatos, bijuterias, lenços e bombons.Claudio Rocha conta que, certa vez, recebeu um pacote enviado por uma aposentada do Rio de Janeiro. A senhorinha escrevia à presidente pedindo a revisão de sua aposentadoria. Na tentativa de convencer Dilma ou apenas como uma forma de agradar, enviou junto uma bolsa de couro com detalhes em azul e bege.
O primeiro sinal público de que havia uma mudança nos presentes veio em 14 de fevereiro. O artista plástico pernambucano Romero Britto, radicado nos Estados Unidos, levou ao Palácio um quadro no qual retrata o rosto de Dilma com cores fortes, marca do artista. Na tela, a presidente aparece com um coração verde na bochecha direita e um meio círculo roxo, na esquerda.
Em março, justamente quando Dilma conseguiu trazer ao Brasil a tela Abaporu, de Tarsila do Amaral, outro pintor fez uma homenagem à presidente. Gustavo Rosa inspirou-se no quadro e aplicou o rosto de Dilma à obra original, que foi uma das principais e mais marcantes manifestações artísticas do modernismo.
O gosto da presidente pelas artes também motivou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presentear Dilma com cinco coleções de xilogravuras do cordelista J. Borges. Tradicionalmente, os trabalhos do artista pernambucano são feitos em madeira, mas os oferecidos a Dilma são em papel.
Outro exemplo são os presentes concedidos por artistas, como o violão dado pela cantora colombiana Shakira e a guitarra oferecida pelo cantor irlandês Bono Vox, do U2.
Chefes de Estado
Políticos regionais e populares já entenderam o gosto da presidente, mas e os presentes recebidos nas visitas oficiais que Dilma faz a outros países? O diretor de Documentação Histórica da Presidência conta que não houve mudança nos regalos oferecidos.
- Quando o presidente venezuelano Hugo Chávez veio ao Brasil, trouxe uma réplica da espada de Simón Bolívar.
Duas personalidades públicas, no entanto, tentaram adaptar o protocolo oficial ao perfil de Dilma. Em março, na visita que fez ao Brasil, o presidente americano Barack Obama trouxe uma peça de cristal desenhada pelo artista Caleb Siemon e um quadro em óleo sobre tela que retrata uma mistura das bandeiras brasileira e americana, da pintora brasileira Naza. Desde que assumiu a Casa Branca, aliás, Obama escolheu um grupo de artistas para criar peças exclusivas a serem oferecidas a chefes de Estado.
Outro belo mimo recebido por Dilma, e que Rocha guarda com extremo cuidado, é uma bandeja em estanho confeccionada pela joalheria Tiffany & Co. Inscrita com o nome da presidente, a peça foi oferecida pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, quando visitou o Brasil no mês passado.
Arquivo pessoal
A partir da diplomação, tudo o que é do presidente da República passa a ser de interesse público. Dos objetos de valor histórico, estão no acervo de Dilma fotos, documentos, roupas e todo o tipo de objetos pessoais.
- Quando ela assumiu, entregou todo o seu acervo de ministra de Minas e Energia e da Casa Civil para documentação. Todas as fotos foram tratadas, arquivadas e estocas em álbuns especiais para resistirem à ação do tempo.
Até o vestido utilizado por Dilma em sua diplomação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está guardado no acervo da Presidência, aos cuidados do Museu da República, juntamente com o de outros presidentes. Rocha, no entanto, ainda não conseguiu o vestido utilizado pela presidente no dia da posse.
- Eu já pedi, mas ainda não consegui convencê-la a entregar.
Presentes
Caso qualquer pessoa queira enviar um presente à presidente Dilma, o endereço é: Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Brasília - DF, 70150-97. Por questão de segurança, a presidente não recebe e-mail, mas sim mensagens eletrônicas, que podem ser enviadas pelo site da Presidência.