O alinhamento político de Campo Largo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, com o governador do Estado, Beto Richa e com a presidente da República, Dilma Rousself, pode ser conseguido em 2012.
16-06-2011O
alinhamento político de Campo Largo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, com o governador do Estado, Beto Richa e com a presidente da República, Dilma Rousself, pode ser conseguido em 2012, caso o PSB - Partido Socialista Brasileiro, eleja o prefeito do Município. Esse alinhamento, que jamais existiu, pode ser o que Campo Largo necessita para dar o grande salto de desenvolvimento, necessário para os próximos anos.
Esse é um dos pilares sobre o qual o presidente do partido no Município, o secretário municipal de Saúde, Carlos Andrade, coloca como diferencial do seu PSB, quando a pergunta é: O que é melhor para Campo Largo? O Município, segundo Carlos, vai necessitar de muitos recursos, do Estado e da União, para implantar as obras de infraestrutura que necessita para não sofrer problemas no seu desenvolvimento, nos próximos quatro, cinco anos.
Preparo
O próximo prefeito de Campo Largo, segundo Carlos Andrade, precisa estar preparado técnica e politicamente, precisa ter trânsito fácil em todos os poderes. "Nosso partido está na base do Governo Estadual e Federal, e o Município vai precisar muito, de recursos e obras de ambas as esferas, nos próximos quatro anos, em todas as áreas", disse ele.
Carlos Andrade disse, em entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo, que vem se preparando há oito anos, para suceder Edson Basso na Prefeitura do Município. De formação em Contabilidade e Processamento de Dados, Carlos foi o coordenador das duas campanhas de Basso, foi chefe de gabinete, secretário de Governo, diretor da Cocel, secretário de Assuntos Estratégicos e atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde.
"Como chefe de gabinete e secretário de Governo, atuei principalmente no relacionamento político do Governo, junto ao Legislativo, Judiciário, governos Estadual e Federal, e lideranças políticas do Município. Nesse período implantei o perfil de Gestão Democrática do Governo, com as audiências públicas "O Prefeito Quer Conversar com Você", que envolveu toda a população. Abrimos o diálogo com a população, fazendo com que o cidadão ajudasse a administrar o Município. Foi esse trabalho, junto com o povo, que deu a reeleição a Edson Basso".
Experiência
"Conheço toda a máquina administrativa e cada pedaço de Campo Largo", disse ele, quando lhe perguntado sobre a sua experiência para administrar o Município. Políticamente, Carlos Andrade foi candidato a deputado estadual, nas últimas eleições, com desempenho surpreendente, ficando na primeira suplência do partido. "Fui o candidato a deputado estadual campo-larguense mais votado na História. Isso é o resultado do reconhecimento do eleitor pelo trabalho que ajudei a realizar no Município", explicou.
"Tenho estreito relacionamento com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e com o governador do Paraná, Beto Richa, que apóia o PSB em Campo Largo e me apóia pessoalmente. Beto já esteve duas vezes em Campo Largo, nesses cinco meses e meio de Governo e já garantiu que vai continuar apoiando o partido, no Município", disse. O PSB tem, hoje, apenas dois vereadores e o vice-prefeito, mas é o fiel da balança na Administração Municipal de Campo Largo. É o partido que garante a tranqüilidade na administração do prefeito Edson Basso.
Desafio
Carlos disse que aceitar a Secretaria Municipal de Saúde, foi o último desafio que ele se propôs, na Administração Edson Basso. "Era uma Secretaria delicada, que necessitava atenção especial. Em seis meses nós já conseguimos muitos avanços, já renovamos a frota de ambulâncias, realizamos reforma no posto Central e vamos realizar reforma em todos os outros, até o final do ano. Campo Largo é um dos poucos municípios brasileiros que está construindo uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento, do Governo Federal, ampliamos o CAPS, estamos adquirindo academias ao ar livre para vários bairros, normalizamos o fornecimento de medicamentos e estamos implantando a informatização em todos os postos", disse Carlos.
Outro item que ele considera importante ser citado é a atualização dos equipamentos de Saúde e a valorização dos profissionais. "Estamos fazendo isso", explicou. O resultado, segundo ele, é o melhor atendimento da população, uma maior atenção nos serviços básicos de Saúde e ampliação dos serviços de média e alta complexidade. Destaca, dentre outras, a parceria com os hospitais particulares e com o Hospital Infantil. "Hoje Campo Largo é referência na área de Saúde, mas ainda há muito a ser feito", disse ele.
Município da vez
"Campo Largo vem crescendo muito, é a cidade da vez, e por isso necessita de planejamento, de mais investimentos, precisa se preparar para receber grandes indústrias, mas também precisar dar mais atenção às indústrias tradicionais, que estão aqui há muito tempo e têm condições de crescer, de investir. Para isso vamos necessitar de apoio direto do Estado e da União", disse ele.
Os investimentos na área de Educação estão entre as necessidade que Carlos Andrade destaca. "Mas precisamos de Educação de formação, que capacite profissionalmente os nossos jovens. As indústrias estão aí, os empregos estão chegando, mas falta mão de obra qualificada. Não adianta gerarmos empregos se os nossos jovens não têm qualificação profissional. Isso é muito importante. Na área de indústria e comercio, precisamos construir um Centro de Eventos, capaz de colocar Campo Largo na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. Isso é possível, se não diretamente, através de Parceria Público Privada", disse Carlos.
Para Carlos, "a população só quer o que tem direito: Água de boa qualidade, asfalto de boa qualidade, Educação de bom nível, serviço de Saúde rápido e satisfatório, Segurança Pública e boas oportunidades de emprego, e isso nosso PSB tem condições de oferecer", garantiu Carlos. Ele lembra que ainda é muito cedo para discutir campanha política, mas garante que quando chegar a hora ele e o PSB estarão prontos para assumir. "Seremos, sim, protagonistas nas próximas eleições, e vamos poder dar aos campo-larguenses, tudo aquilo que eles merecem, como cidadãos e como nossos irmãos", concluiu.