06-05-2011
A safra está próxima. Há anos o Município vem investindo no seu futuro, lutando para receber novos empreendimentos industriais, "plantando" novas indústrias. No ano passado, a cidade comemorou a inauguração da FTP, fábrica de motores da Fiat, grande geradora de emprego e de impostos. A festa de inauguração colocou Campo Largo na Mídia Nacional, e novamente sedimentou o seu lugar no seleto clube de municípios que têm indústrias automobilisticas. As comemorações se estenderam, chamando para a cidade outros empreendimentos do setor.
Naquele ano, também foi "plantada" a semente da Caterpillar, empresa multinacional líder mundial na produção de tratores e máquinas pesadas, além de um cem número de outros produtos, inclusive geradores de energia. Em Campo Largo, a Caterpillar comprou a planta da Chrysler, que já havia dado lugar para outras espresas, que também fecharam com a crise de 2008/2009. A Fiat procurava um Município para instalar uma nova unidade no Brasil, e Campo Largo nem aparecia em seus planos. Até que o diretor geral da empresa descobriu a planta da Chrysler e bateu o martelo. Desde o ano passado a empresa executa obras de adequação, na unidade, e promete inaugurá-la ainda no segundo semestre de 2011, provavelmente Agosto ou Setembro.
A terceira das grandes empresas, a Sig Combibloc, produtora de embalagens cartonadas e de máquinas de envase, já havia adquirido a área onde instalaria sua unidade no Brasil, há vários anos. Com as idas e vindas do mercado internacional o projeto ficou "congelado" por vários anos, até que, em Junho de 2010 foi anunciado o início das obras da unidade. Agora, Junho de 2011, a empresa deve anunciar o início das suas atividades no Município. Há informações, não confirmadas oficialmente, de que até alguns dos jovens trabalhadores, campolarguenses, que atuarão na unidade, foram estudar na Matriz, na Suíça, por conta da empresa e com ótimo salário, para aprender o funcionamento de alguns equipamentos e fazer uma "imersão" na língua master da empresa, para melhor comandar as equipes, no chão de fábrica.
Olhando apenas o aspecto econômico, a inauguração da Sig Combibloc coloca Campo Largo num seleto grupo de cidades de vários países do mundo, que têm indústria de embalagens cartonadas da Sig. A Sig Campo Largo é a primeira unidade da indústria, na América do Sul. Daqui sairão as embalagens e máquinas de envase para todo o País e para os países vizinhos, além de outros continentes. A Sig é daquelas indústrias que estão focadas não apenas na produção desenfreada, sem atentar para o impacto dos seus produtos no meio-ambiente. Há, na empresa, grande preocupação com o reaproveitamento de materiais, com a reciclagem das embalagens que produz, com o equilibrio ambiental no seu entorno. Campo Largo pode comemorar com a inauguração destas três indústrias, porque os anos de 2010 e 2011, com certeza, vão entrar para a História como um período no qual o Município dividiu o passado do futuro.