Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 01:28:51
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Política

Servidores da Secretaria de Saúde da Balsa Nova questionam retirada da compensação de insalubridade

Segundo os mesmos, já foram procurados alguns órgãos de defesa do trabalhador, que afirmaram que os mesmos teriam direito ao recebimento do valor. Em contrapartida, o Poder Executivo informou que foram avaliados cargos que n&ati

Servidores da Secretaria de Saúde da Balsa Nova questionam retirada da compensação de insalubridade

Alguns servidores municipais da Secretaria de Saúde da Balsa Nova entraram em contato com a Folha de Campo Largo para relatar que não recebem mais a insalubridade. Segundo os mesmos, já foram procurados alguns órgãos de defesa do trabalhador, que afirmaram que os mesmos teriam direito ao recebimento do valor. Em contrapartida, o Poder Executivo informou que foram avaliados cargos que não ofereciam riscos ao servidor.

A insalubridade é paga como compensação ao trabalhador por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a saúde. Atualmente, a Prefeitura de Balsa Nova continua pagando a insalubridade a alguns cargos da Secretaria de Saúde, como auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, motorista, técnico em Radiologia, técnico em Saúde, cirurgião dentista e auxiliar de Saúde.

Por não possuir representação sindical no município, os servidores recorreram ao Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta de Campo Largo (SSPAD), que se reuniu na última segunda-feira (26) para discutir o caso. O Sindicato enviou a seguinte nota para a Folha de Campo Largo: “O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta de Campo Largo, na pessoa de seu Presidente Edson Luiz Strapassan, foi procurado por alguns servidores de Balsa Nova para esclarecimento de algumas dúvidas referentes à representação por Órgão de Classe. Nesta oportunidade convencionou-se que seria agendada uma reunião com os interessados.

Na tarde do dia 23/04, diante à impossibilidade de comparecimento, o Presidente indicou a Advogada Graziele Vedam para representá-lo no Município vizinho, onde a mesma ouviu os anseios dos Servidores que se fizeram presentes.

Trata-se, portanto, de uma conversa informal que objetivou apresentar as dificuldades dos servidores que solicitaram auxílio para criação de um Sindicato próprio. Ainda, diante à complexidade, cogitou-se a possibilidade de ampliação do SSPAD para que pudesse representar os Servidores de Balsa Nova, o que será avaliado em momento oportuno e deverá conter aprovação dos Associados do SSPAD, bem como alterações Estatutárias”.

Procurado, o prefeito do município da Balsa Nova, Luiz Costa, explicou que uma equipe contratada realizou uma perícia que avaliou as funções exercidas pelos servidores e aos cargos que não ofereciam quaisquer riscos ao colaborador (exigência legal para o recebimento da compensação) a insalubridade foi cortada. O prefeito Luiz Costa aproveita para dizer que aqueles servidores que não concordam com a decisão podem entrar com um recurso expondo sua condição e será avaliado caso a caso.