Quarta-feira às 01 de Maio de 2024 às 06:16:29
EM CAMPO LARGO 18º | 30º
Geral

Projeto de música ensina membros da IELB a tocar instrumentos musicais e a cantar

Retiro realizado em março deste ano com jovens da igreja na praia de Shangrilá

Projeto de música ensina membros da IELB a tocar instrumentos musicais e a cantar

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está oficialmente em Campo Largo desde 1977, mas antes dessa data já eram feitos atendimentos. A igreja é muito parecida com a Católica, no que diz respeito à ordem de culto. Esse ano a IELB comemora 106 anos no Brasil.
Na cidade, além de encontros no templo-sede localizado no bairro São Gerônimo, são feitas reuniões de devoção e estudo nos bairros do Jardim Guarani e Botiatuva. No templo sede são cerca de 150 membros ativos organizados por departamentos como os de crianças, jovens, servas, homens e casais, sendo que existem dias de encontros específicos.
O grupo de servas é o departamento mais ativo da igreja e responsável por muitas decisões. E em Campo Largo, duas vezes por mês, as servas se encontram para fazer trabalhos artesanais para serem vendidos. Com o dinheiro arrecadado ajudam pessoas e investem em materiais, além de realizarem bazares aberto para a comunidade, e o dinheiro é revertido em projetos para a população.
Devido a igreja ser organizada em distritos, periodicamente acontecem Encontros de Servas, mulheres vindas de várias regiões, onde realizam estudo e discutem projetos sociais a serem desenvolvidos. No Sítio Cercado, bairro de Curitiba, é desenvolvido um trabalho voluntário que proporciona a comunidade momentos de lazer com música e diversos tipos de artesanato.
No caso dos homens o encontro acontece toda terça-feira e normalmente após a adoração é realizado um jogo de futebol. O pastor Egon  Griesang conta que o envolvimento entre o grupo de jovens e de homens é muito bom e ambos costumam se encontrar regularmente.
A IELB de Campo Largo é formada por um grande número de casais, e por isso sempre são feitos estudos de apoio a família. “O nosso foco é a palavra, e temos como preocupação a clareza”, conta.
O culto principal acontece no sábado, e durante o tempo da reunião as crianças têm Escola Bíblica. Mas durante a semana, estudos bíblicos são feitos nas casas dos membros.
Projetos desenvolvidos
A igreja desenvolve trabalhos de devoção nos bairros e tem um bom entendimento com a Associação de Moradores do São Gerônimo. Na cidade de Colombo todo ano é feito um intercâmbio com outras igrejas, em que são entregues brinquedos arrecadados em um dia dedicado ao lazer. 
Em Campo Largo a igreja desenvolve um trabalho de música voltado para os membros, onde um professor contratado ensina aos jovens a tocar instrumentos musicais como teclado, violão e aulas de canto. Esse projeto teve grande aceitação que em 14 de dezembro de 2007 foi feita a gravação ao vivo de um cd.
A banda “Fanuel” como é chamada e que quer dizer “rosto de Deus” fez o material para divulgar os trabalhos realizados e envolver os membros como um todo. Além disso a banda deu um ar mais jovem para a igreja “durante muitos anos só o órgão foi utilizado em bandas, e agora há a presença de outros instrumentos musicais, como contrabaixo, flauta, violão”, comenta.
O pastor conta que o projeto é apresentado em diversos locais e é visto como uma ferramenta de trabalho, recentemente o grupo esteve em um Congresso Distrital na cidade de São João na região sudoeste do Paraná e semanalmente faz participação nos cultos.
A igreja procura envolver bastante o jovem em atividades como retiros e encontros como em março deste ano quando a igreja realizou durante um final de semana um retiro em Shangrilá para os jovens, região litorânea do Paraná. “Normalmente existe um tema e em cima disso são feitos estudos, com momentos de lazer”, menciona.  
A congregação de Campo Largo também auxilia financeiramente a Casa do Estudante Luterano Universitário em Curitiba, em que estudantes vindos de outras regiões,  podem se hospedar pagando um preço bem acessível.
Durante um tempo a igreja se dedicou a fazer atendimento hospitalar, em que grupos organizados iam a hospitais fazer estudos e visitas aos doentes, “tudo o que nós fazemos é um reflexo daquilo que a gente crê”, declara o pastor. Esse ano a IELB fez o 1º culto da colheita, em que foram arrecadadas frutas, legumes, alimentos não-perecíveis, e valor em dinheiro, com repasse para instituições assistencialistas, membros mais carentes da congregação e moradores próximos a igreja.