28-01-2011
O governador Beto Richa fez uma doação de sangue, na última quarta-feira (26), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e convocou os paranaenses a seguir seu exemplo. "Eu sou doador de sangue e vim cumprir com minha obrigação, para dar um exemplo às pessoas sobre a importância de um gesto como este, que pode salvar vidas", disse Richa, que repete esse ato há quase 20 anos. "É muito importante ter esse hábito. As pessoas que estão aptas a doar sangue podem se fidelizar aos bancos de sangue e ajudar a salvar muitas pessoas."
O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, disse que o gesto do governador tem um grande caráter humanitário. "Esse gesto mostra a preocupação do governador em relação à saúde. A população precisa de sangue constantemente, para cirurgias eletivas, para emergências como acidentes e mesmo com o aumento da violência interpessoal", disse o diretor.
O objetivo do Hemepar e da rede de bancos de sangue é formar um grupo de doadores fidelizados, que possam doar sangue duas a três vezes por ano. "Com doadores fiéis conseguiremos ter sempre a quantidade de sangue ideal para atender a nossa população nos momentos mais críticos, como feriados prolongados e Carnaval", afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Para doar sangue é preciso dirigir-se a uma das 22 unidades do Hemepar no Paraná (relação abaixo), levar a carteira de identidade. O doador de sangue deve ter entre 18 e 65 anos. Homens podem fazer a doação a cada dois meses e mulheres a cada três meses.
É preciso preencher um cadastro e passar por uma triagem clínica. É feito um exame de hemoglobina, para ver se o doador não está com anemia. Estando apto, é feita a doação.
São descartadas as doações em casos que o paciente teve hepatite ou faz uso de medicamentos de uso contínuo, que tenham DSTs ou Aids, e alguns outros agravos.
Endereços:
HEMEPAR / HEMOCENTRO
COORDENADOR - 2ª RS
Travessa João Prosdócimo 145
Cep:80.045-145 Alto da XV Curitiba
Fone: (41) 3281-4000 Fax: (41) 3264-7029
Email: hemepar@pr.gov.br