Terça-feira às 28 de Maio de 2024 às 11:30:57
Geral

Campo Largo se prepara para receber o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024

As preparações em Campo Largo para receber o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024, que deve acontecer entre os dias 17 e 21 de julho já começaram na cidade.

Campo Largo se prepara para receber o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024

As preparações em Campo Largo para receber o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024, que deve acontecer entre os dias 17 e 21 de julho já começaram na cidade. O tradicional congresso contará com a participação de seis corais que virão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, além do Canarinhos de Campo Largo, do Instituto Théo de Petrus, que é o anfitrião do evento. A estimativa é que a cidade receba até 300 coralistas.

O último congresso realizado em Campo Largo foi organizado pelo próprio maestro Théo de Petrus, que faleceu em 2021. Segundo Jhonatan Théo, filho do maestro e atual diretor da instituição, a lembrança do evento de 2019 acrescenta ainda mais emoção ao que será realizado este ano. “Nós iremos apresentar as composições dele, que são muito conhecidas neste meio. Então serão momentos de muita emoção, temos certeza que serão apresentações lindas e que acontecerão no Santuário do

Senhor Bom Jesus em algumas datas específicas. Toda a comunidade já está convidada para participar.”
Jhonatan revela que a chegada dos coralistas acontecerá no dia 17 e no dia 18 deve acontecer a abertura oficial do congresso. No dia 19 será realizada a apresentação de gala, dia 20 eles farão alguns passeios pela cidade e região. No dia 21 será o encerramento, em uma cerimônia que promete ser muito especial e memorável.

Preparação
Para que esses quase 300 coralistas venham para Campo Largo, uma grande mobilização e preparação estão sendo feitas. Jhonatan conta que foi necessário buscar apoio nas igrejas e também com a Prefeitura de Campo Largo para que tudo fosse feito da melhor forma possível e que todos estão sendo bastante receptivos nas abordagens.

“Passamos por algumas reuniões com autoridades eclesiásticas e com o prefeito Maurício Rivabem, que estão a par de tudo o que está sendo realizado. Nossa primeira reunião foi realizada ainda no dia 04 de abril, quando conversamos com Dom Peruzzo para explicar sobre o Congresso e pedir um novo apoio, semelhante ao que foi feito em 2019. A reunião foi muito proveitosa e saímos com a certeza que teremos o suporte necessário”, diz.

Após a primeira reunião, já nos dias 19 e 26 de abril, foi o momento em que puderam conversar com os padres Chemin, da Paróquia São Sebastião – na Rondinha, Edilson, do Santuário Senhor Bom Jesus – local onde acontecerão as apresentações, Antônio, da Paróquia Santa Cecília – no Itaqui, Carlos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – na Aparecida, e também com o Chiquito, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – no Centro.

Com as autoridades eclesiásticas foi feita a solicitação de auxílio para hospedar os coralistas em residências de famílias campo-larguenses. A ideia é dividi-los em duplas e, durante todos os dias de evento, ficarem na casa destes fiéis voluntários. A ideia foi muito bem aceita pelas autoridades, que acreditam ser perfeitamente possível acontecer essa acolhida das famílias.
Já no último dia 03 de maio, a sede dos Canarinhos recebeu o prefeito Maurício Rivabem, junto da primeira-dama, Alaina Baroni, o secretário Eliezer Leal, de Desenvolvimento Social, o diretor geral de Cultura, Tiago Andrade e a presidente do Provopar,

Sonia Stroparo, para fechar detalhes de como a Prefeitura de Campo Largo poderá auxiliar durante este congresso.
“Em todos os momentos, seja durante as reuniões feitas com os padres, ou com os representantes da Prefeitura, sentimos que fomos muito bem acolhidos e que o nosso Congresso será um grande sucesso. A comunidade campo-larguense também poderá ajudar, tanto na acolhida desses coralistas, como também sendo voluntários. É algo de muita responsabilidade e que necessita de muita atenção a detalhes, mas somos gratos porque tudo tem sido encaminhado da melhor maneira possível.

Esse será um grande presente para a comunidade campo-larguense em geral, que irá se aproximar ainda mais do nosso trabalho na instituição e também do canto pueri”, finaliza.
Acompanhe mais sobre os Canarinhos de Campo Largo e as apresentações previstas na agenda do coral via redes sociais @canarinhosdecampolargo.