Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 02:47:05
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Parque Newton Puppi passou por revitalização completa e terá pista de skate profissional

Aberto diariamente, o Parque Newton Puppi é um marco turístico da cidade e está 100% revitalizado e estruturado

Parque Newton Puppi passou por revitalização  completa e terá pista de skate profissional

Aberto diariamente, o Parque Newton Puppi é um marco turístico da cidade e está 100% revitalizado e estruturado para uso da população. A Prefeitura de Campo Largo entregou, em 2023, a grande obra de reforma e restauração realizada em várias áreas do parque.

O parque ganhou nova pavimentação em paver na via principal, a reforma da ponte que liga a entrada do espaço às áreas esportivas e ao Casarão histórico, a readequação do estacionamento com a criação de mais vagas e instalação de calçadas, a restauração de todo o Casarão, entregue em junho de 2020, a construção da guarita de segurança na entrada do parque. Também foram instaladas pistas esportivas de atletismo, quadras poliesportivas, adequação da acessibilidade no espaço, com segurança monitorada pela Guarda Municipal e câmeras 24 horas.

O antigo Casarão passou por troca do telhado, troca de todo o piso, instalação de elevador, pintura geral, respeitando a originalidade centenária. A restauração também contemplou a estrutura das salas, que hoje comportam a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Pistas esportivas foram construídas como a de caminhada e a ciclovia, que englobam trajeto por todo o espaço. Além disso, foram construídas as calçadas para acesso estruturado ao cidadão.

A prefeitura inaugurou também em 2023 o primeiro parquinho adaptado para cadeirantes no município, com balanços, gira-gira e gangorra. Os brinquedos foram desenvolvidos conforme as normas da ABNT, sendo parte de um conjunto de Playgrounds acessíveis criados para pessoas com deficiência em parques públicos e privados de todo o país, conforme o projeto da Lei Federal nº 13.443/2017.
Outra novidade para os frequentadores do Parque Newton Puppi é o "Parcão", uma área de 400 m² em frente ao Tiro de Guerra, para uso exclusivo dos pets.

Esporte e meio ambiente
A última etapa é a instalação da pista de skate profissional, que começa a ser construída no próximo ano, para contemplar campeonatos em níveis municipal, estadual, nacional e internacional, fomentando o esporte e impulsionando os atletas locais e vizinhos.

O Parque Newton Puppi é um parque linear urbano, com estrutura completa para confraternização, prática de atividades físicas, espaço com parquinhos para crianças, configurando muito mais do que um espaço de lazer e convivência, que deixa a cidade mais bonita e agradável, sendo também importante para a preservação ambiental da área. Ele conta com vagas para mais de 200 veículos e tem uma área de mais de 1.460.000 m².

A proposta do parque, também, é recuperar e manter a saúde ambiental do espaço, do Rio Cambuí, que transpassa o espaço, da vegetação nativa, tornando-se um espaço amigável e estruturado para todos.