A Acicla Mulher convida todas as mulheres a participarem do evento Outubro Rosa que realizará em parceria com a Prefeitura de Campo Largo, junto com o evento Festa da Família, no Parque Newton Puppi. Neste sábado (21), às 9h, será realizada a abertura da exposição Expressão da Vida e às 10h uma roda de chimarrão para orientações em relação à qualidade de vida e câncer.
Para ressaltar as mulheres que foram vítimas de câncer, de forma voluntária a fotógrafa Michele Mosko aceitou o convite do Acicla Mulher para registrar algumas mulheres que já enfrentaram ou vêm enfrentando a doença. Toda produção foi um trabalho também voluntário do Salão Petit Poá. O resultado será divulgado na exposição a ser realizada no casarão do Parque.
“Foi uma experiência única. Me emocionei ao receber o convite porque é uma causa que me toca bastante, por ter vários casos na família”, comenta Michele, que considera fundamental ações como esta para a prevenção e conscientização, porque quanto antes ter um diagnóstico melhoram as chances de tratamento. Para a sessão, Michele fez toda uma pesquisa para a elaboração do conceito e destaca que quando as encontrou viu o quanto são fortes. “Vou carregá-las na minha memória pra sempre. Foi gratificante ver o quanto elas são felizes, cheias de vida, lindas, fortes”, completa.
Às 10h terá início uma roda de chimarrão para um bate-papo com as médicas Dra. Valderez Parolin Teixeira e Dra. Joany Helen Lopes. De forma informal, falarão sobre alimentação, exercícios físicos, saúde mental e outras atitudes que podem aumentar a qualidade de vida e ajudar a prevenir o início da doença. A diretora do Acicla Mulher, Michélle Galiano, se mobilizou na organização desta ação para poder valorizar estas mulheres vítimas do câncer e de forma simbólica abraçar a todas, mostrar o quanto elas são acolhidas em suas dores, o quanto elas precisam se fortalecer em redes de apoio para encarar um momento difícil da melhor maneira. Também, para levar informação precisa sobre o assunto e relacionada à qualidade de vida é que surgiu a ideia desta conversa informal com as profissionais da Saúde. “Traga sua cuia e bomba de chimarrão e participe conosco”, convida. A erva é fornecida pela loja Chimarrão 1000 Graus.