Mutirão especial no próximo fim de semana pretende ampliar os índices de proteção dos campo-larguenses
No próximo sábado, dia 21 de outubro, acontecerá no município o Dia D Multivacinação, acompanhando a campanha nacional do Ministério da Saúde que inicia hoje e segue até o fim de outubro, com mobilização em todo o Paraná. O objetivo é reforçar as coberturas vacinais dos imunizantes que estão previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), além de campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza), para adultos e crianças. Para se imunizar basta apresentar a carteira de vacina (se possuir), documento com foto e CPF.
Onde se vacinar - Durante o sábado (21) a vacinação acontecerá nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ferraria, Vila Glória, Cercadinho, Bateias e Guarany, das 8h30 às 16h30, e também nas unidades do interior que, além da multivacinação, terão coleta de preventivos e ações de saúde da mulher. Participam as UBSs Itambezinho, São Pedro, São Silvestre, Três Córregos e Santa Cruz, das 9h às 15h.
Além destes locais, também será Dia D durante o sábado (21) e o domingo (22) no Parque Newton Puppi, junto com a Festa da Família. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, estará no local aplicando todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), das 9h às 17h, especialmente nas crianças e adolescentes até 15 anos.
Segundo dados do DATASUS, programa do Ministério da Saúde, de janeiro de 2023 até agora, em Campo Largo, foram aplicadas 14.114 doses das vacinas consideradas obrigatórias. Porém, a meta é atingir 95% de cobertura de todas as vacinas disponíveis. Infelizmente a cobertura do município, assim como a nacional, está abaixo desse percentual para praticamente todas as vacinas. A secretária municipal de saúde, Danielle Fedalto, destaca que “essa iniciativa busca retomar as altas coberturas vacinais que já tivemos em Campo Largo. Vá até a UBS mais próxima que estará aberta ou na Festa da Família para deixar as vacinas em dia, pois isso impedirá a propagação de doenças na cidade. Pedimos que todos, desde crianças até idosos, procurem a mobilização neste fim de semana”.
Importância de se vacinar - Junto com a campanha, amanhã dia 17 de outubro é o Dia Nacional da Vacinação que reforça a importância de manter a imunização em dia. A Divisão de Vigilância Epidemiológica preparou diferentes opções para os campo-larguenses de todas as idades verificarem se ficou alguma vacina faltante na carteira e, caso tenha ficado, já atualizem. Isso irá aumentar a própria proteção e, consequentemente, também a das pessoas ao seu redor.
Na semana passada, por exemplo, Wanderley dos Santos levou seu neto Dominique, de um ano e meio, para atualizar a carteiririnha na UBS Dante Castagnolli. “Eu trouxe ele para tomar a vacina contra a Paralisia Infantil. É muito importante vacinar o quanto antes, eu sigo todas as vacinas dele, acompanhando a carteirinha dele para o futuro. Aí temos uma criança saudável”, disse.
Atenção pais, mães e responsáveis: as crianças que atualizarem suas carteiras vacinais já receberão a declaração obrigatória de regularidade vacinal que deverá ser apresentada no ato da matrícula nas escolas municipais.
“Precisamos que a população compreenda que a imunidade não é definitiva. As vacinas são constantemente renovadas porque, em muitos dos casos, o vírus passa por mutações. Por isso as campanhas de vacinação são anuais. Muitas pessoas, com relação à campanha contra a Covid, por exemplo, acreditam que já passou, que já tomaram doses suficientes, o que é um erro. Estamos com novas variantes do coronavírus e com somente 17% da população com reforço da dose bivalente. Isso é muito preocupante. Doenças como a Poliomielite estão retornando, justamente pela falta de procura do imunizante. Atualmente, no Brasil, estamos em um período de baixa cobertura vacinal, devido à propagação de informações inverídicas difundidas por movimentos antivacina e pelo período de pandemia. Então essa campanha serve como um convite para atualizar o próprio esquema vacinal, bem como as cadernetas de toda a família”, argumenta a diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti.
Facilidade- Duas salas de vacina de Campo Largo funcionam com horário estendido, durante a semana. As salas da UBS Dante Castagnolli (Rua Joanim Stroparo, 119, Vila Bancária) e da UBS Ferraria (Rua Izídio Santos Cruzara, 375, Jardim Boa Vista - distrito Ferraria) funcionam das 8h30 às 21h, de segunda a sexta-feira.
Vacinas disponíveis - A campanha de Multivacinação é um importante movimento para atualização da carteirinha com todos os imunizantes disponíveis no SUS, pelo PNI. Abrange as campanhas já vigentes da Covid-19 e da Influenza, e também todas as outras vacinas de rotina.
Caso não consiga participar de uma das ações no fim de semana, lembre-se de conferir a sua cardeneta de vacinação e procurar pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Vacinar-se pode salvar vidas, participe!