Sexta-feira às 17 de Maio de 2024 às 05:58:48
EM CAMPO LARGO 15º | 27º
Geral

Com mais de quatro mil votos válidos, estão eleitos os cinco novos conselheiros tutelares de Campo Largo

Com mais de quatro mil votos válidos, estão eleitos os cinco novos conselheiros tutelares de Campo Largo

Foi realizado neste domingo (01) a eleição para escolher os cinco conselheiros tutelares de Campo Largo, que realizarão o trabalho à frente da instituição entre os anos de 2024 – 2027 e assumirão o cargo a partir do dia 10 de janeiro, quando tomarão posse.

 Foram computados 4.253 votos válidos, 17 nulos e dois brancos, sendo uma participação bastante considerável por parte da população e comemorada pela comissão organizadora da eleição. Na eleição anterior foram 1.875 votos. Os eleitores participaram das eleições em quatro CRAS de Campo Largo, no Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade e na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. 

Os eleitos foram Eliezer Leal, que recebeu 844 votos e foi reeleito, Aline Chugan Cuba, que recebeu 526 votos, Rose Pereira, com 458 votos, Marcos Antonio Santos , com 434 votos e Hugo Veronez, com 359 votos, também reeleito.

Até o momento, compõem o cargo de suplentes destes conselheiros eleitos, Sônia Carlotto, com 307 votos, Maria Eliane, com 306, Nicole Castagnolli, com 306 votos, Antônio Costa (Toninho), com 231 votos e Edson Góes, com 212 votos. 

A presidente da comissão que organizou a eleição para conselheiros tutelares municipais explica que após ser inaugurada mais uma unidade do Conselho Tutelar em Campo Largo, os eleitos como suplentes passarão a atuar nesta segunda unidade e as candidatas Priscila de Almeida (139 votos) e Soeli Ribeiro (131 votos) irão assumir como suplentes. Novas eleições para a escolha de mais oito suplentes para o cargo devem ser convocadas em 2024.

Lembrando que a nova sede está em construção na Avenida do Canal, fundos da Prefeitura, a nova sede do Conselho Tutelar de Campo Largo, que atualmente ocupa um imóvel alugado. As obras, que começaram em agosto, têm  previsão de término para os primeiros meses de 2024.

Com recursos vindo do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência do Paraná a nova sede terá sala multiuso (incluindo espaço infantil), sanitários feminino e masculino com equipamentos de acessibilidade, sala de espera e circulação, salas de atendimento, vestiários feminino e masculino, copa, sala para área técnica, sala de reuniões, pátio com pavimentação em paver, com espaços para estacionamento de automóveis, motos, bicicletário e jardim.

 

Conselheiro 

Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Campo Largo, para atuar nesta função de extrema importância para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no município, o conselheiro tutelar deve preencher alguns requisitos, como ter idade superior a 21 anos, morar em Campo Largo há pelo menos dois anos, ter o ensino médio completo, além de ser aprovado em prova de conhecimentos específicos e redação, avaliação psicológica e comprovar atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A função do conselheiro tutelar tem carga horária mínima de 40 horas semanais presenciais, com regime de revezamento de plantão. O valor da remuneração no nosso município é de R$ 4.377,46 mensais.

 

Comissão agradece

À Folha, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Largo enviou a seguinte nota: "O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Largo vem a público, por meio da Comissão Especial Eleitoral, perante todos os munícipes, agradecer a todos que apoiaram e foram as urnas no último domingo, 01 de outubro de 2023, para elegerem os novos membros do Conselho Tutelar de Campo Largo. 

Com grande satisfação que alcançamos mais de 4.253 votos, número duas vezes maior que na última eleição.

É verdadeiramente inspirador ver tantos munícipes se envolvendo ativamente neste processo democrático, tão necessário e importante para proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Mais uma vez, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança, agradece a todos que direta ou indiretamente fizeram parte desta eleição e apoiam a busca por um futuro melhor para crianças e adolescentes de nosso município".