Nesta segunda-feira (25/09), iniciaram as obras de pavimentação asfáltica na fase 1 da Rua Ema Taner de Andrade, entre as ruas José Domingues Pereira e Marginal Avenida Prefeito Marcelo Puppi (antiga BR-277).
A Prefeitura de Campo Largo, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, informa que todas as etapas vêm acontecendo conforme o planejado, em escalas, para evitar várias interdições no trânsito simultaneamente.
Neste momento, são aplicadas as bases para comportar a matéria-prima final, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o "asfalto quente", de maior durabilidade e qualidade para suportar intenso tráfego de veículos leves e pesados.
A interdição temporária neste trecho iniciou nesta quinta-feira (25) e vai até o dia 06 de outubro, contando com as condições climáticas favoráveis. Antes disso, a empresa encarregada pela obra executou o processo de escavação, reforço do subleito, aplicou a sub-base e fez a drenagem de toda a via para, agora, receber o asfalto finalizado.
Após esta fase, que beneficiará dezenas de residentes e comerciantes locais, será iniciado o mesmo processo final no trecho entre a Rua Maria Bertoja Rivabem, com bloqueio temporário entre os dias 08 a 20 outubro.
Observação
Os trechos serão interditados entre às 8h às 18h, todos os dias, para a "cura" (secagem) ideal da camada asfáltica.
Toda a extensão do asfalto na Rua Ema Taner de Andrade mede um total de 6.256,40 metros quadrados - são 3.001,4 metros quadrados na fase 1 e 2.710,81 metros quadrados na fase 2.
A obra
O Binário Ema Taner é a atual maior obra no município, com investimentos de mais de R$ 17 milhões, que reestruturarão o trânsito na cidade com extensas vias em único sentido, de acesso ao centro, a bairros próximos e à BR-277, de maneira fluida e organizada.
A obra também compreende ruas centrais como a Engenheiro Tourinho, que precisa ser bloqueada temporariamente para início das escavações, instalação de manilhas para as galerias pluviais, instalação de sub-base e todas os demais processos até chegar na pavimentação em CBUQ.
São quatro etapas no total de toda a execução da obra:
Etapa 1: Da Marginal Ayrton Senna da Silva até a Rua José Domingues Pereira;
Etapa 2: Da Rua José Domingues Pereira até a Rua Antonio Bizetto;
Etapa 3: Da Rua Antonio Bizetto até a Rua Maria Bertoja Rivabem;
Etapa 4: Da Rua Maria Bertoja Rivabem para a rotatória.
A fase 1, que recebe a fase final com a pavimentação asfáltica, adequa a Rua Ema Taner de Andrade sentido bairro-centro, contemplando os processos para conclusão da reurbanização e implantação do Binário, que compreenderá, ao final, as ruas Ema Taner de Andrade, Bernardo Fedalto, João Drugik, Luiz Fedalto e marginal esquerda-intersecção com a Avenida Prefeito Marcelo Puppi (Antiga BR-277 Pista Sul).
Hoje, a obra está com 54% de fases concluídas e tem prazo de entrega à população no mês de junho do ano que vem.