Domingo às 19 de Maio de 2024 às 03:52:47
EM CAMPO LARGO 12º | 18º
Geral

Execução do "Nossa Gente Paraná" em Campo Largo é reconhecida pelo estado de Minas Gerais

Execução do

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu na manhã desta terça-feira (05) servidores do Governo de Minas Gerais e do Governo do Paraná. A visita veio em reconhecimento à execução do Programa Nossa Gente Paraná no município de Campo Largo.

Assistentes e analistas sociais, diretores e gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais vieram ao Paraná para acompanhar o funcionamento do programa e Campo Largo foi escolhido para a troca de experiências.

Com metodologia própria para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa Nossa Gente Paraná é gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e se tornou referência nacional no atendimento integral de famílias mais vulneráveis.

Representantes dos CRAS Popular Nova, Ferraria, Rivabem e Jardim Meliane e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social acompanharam a comitiva mineira. “Mesmo com algumas dificuldades, nos destacamos na aplicação deste importante programa, garantido por lei. É uma ferramenta com começo, meio e fim. É uma metodologia que consegue chegar nas famílias que mais precisam e nossas equipes trabalham arduamente para a execução dele”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marcia Botelho.

Intersetorial - Atualmente, 25 mil famílias são acompanhadas em todo o Estado para que consigam sua emancipação. As ações envolvem áreas da educação, saúde, regularização ou confecção de documentos, habitação, capacitações técnicas e encaminhamento para o mercado de trabalho. A aplicação do programa é intersetorial via comitês com representantes das secretarias municipais de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde. A partir do cruzamento de dados do CadÚnico, entre outras ferramentas, as equipes realizam consultas domiciliares, reuniões e oficinas nos CRAS e em outros equipamentos públicos, como UBSs e escolas, identificando as vulnerabilidades e agindo para a solução.