Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:37:59
Geral

Atleta campo-larguense é campeã mundial no Karatê

Atleta campo-larguense é campeã mundial no Karatê

Um dia que ficará marcado na história de Ana Carolina Fedalto, de 14 anos, e também na memória dos apreciadores do esporte. A atleta conquistou na última sexta-feira (25) o título de campeã mundial na Gymnasiade 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Aluna do Colégio Estadual João XXIII e atleta da academia Naja desde os 06 anos de idade, Ana apresentou um excelente resultado nos Jogos Escolares de 2022, sendo então convocada para representar o Brasil no maior evento Mundial do esporte.

Ana conquistou o título pela categoria kumite individual até 47kg, onde passou por cinco lutas nos dias 22 e 25 de agosto. “A primeira rodada consistia em uma rodada com rodízio de atletas, todas lutando, com somatória de pontos. Na semifinal, a primeira colocada disputou com a quarta e a segunda com a terceira. Fui classificada para a final, quando lutei contra uma atleta da China”, relembra.

Ela contou à Folha que a luta com a chinesa foi complicada, pois a atleta era bem preparada e focada, porém, conseguiu levar a melhor com a técnica adequada. “Foi uma sensação indescritível ter conquistado esse título. Já venci muitas disputas, mas o mundial é diferente, estou muito feliz”, completa.

A jovem é muito focada no Karatê e treina muitas horas por semana. Quando foi convocada ela estava 6 quilos acima do peso da competição, mas isso não foi obstáculo para ela, foi apenas mais um desafio. “Segui uma dieta bastante restrita para conseguir chegar ao peso ideal, mas nada que prejudicasse a minha saúde. Me mantive firme no propósito e consegui bater o peso. Depois pude ficar um pouco mais tranquila”, revela.

Ana conquistou três medalhas, uma de ouro no kata por equipe e duas de prata no kumite por equipe e individual. Quando indagada pelo repórter da competição sobre como é sair do pódio com uma medalha tão importante como esta, Ana diz que é uma “sensação de missão cumprida”.

Além das últimas conquistas, ela tem mais 55 medalhas, sendo 23 conquistadas no ano passado: bronze na final do brasileiro em São Paulo; classificatória brasileira em Londrina; vice-campeã dos jogos escolares brasileiros; campeã dos Jogos Escolares do Paraná; vice e terceira colocada no brasileiro; e jogos estaduais oficiais.

O próximo desafio da campo-larguense é o estadual, que será disputado na metade do mês de setembro, na cidade de Cascavel.