Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:32:04
Geral

Saúde municipal prepara diversas ações para campanha setembro amarelo 2023

Confira quais as atividades que estão no calendário

Saúde municipal prepara diversas ações para campanha setembro amarelo 2023

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prefeitura de Campo Largo realizará diversas ações para o Setembro Amarelo®, mês dedicado à prevenção do suicídio. Essa é a maior campanha anti estigma do mundo e, em 2023, terá como lema “Se precisar, peça ajuda”.

Durante todo o mês serão realizadas palestras e rodas de conversa em locais como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Tiro de Guerra, sempre contando com a participação de profissionais especializados.

O suicídio é uma importantíssima questão de saúde pública em todos os países, o Setembro Amarelo é organizado em território nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tendo a educação da população como ponto principal.

“O objetivo da SMS é sensibilizar a população sobre o tema e orientar sobre os pontos de atendimento, facilitando o acesso dos pacientes aos tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos anos a campanha exerce um papel fundamental na tentativa de derrubar uma barreira que cerca esse assunto, e queremos contribuir para que a população entenda que falar sobre suicídio não deve ser um tabu. A Saúde Municipal está à disposição para quem precisar de apoio”, afirma Danielle Fedalto, secretária de saúde de Campo Largo.

Serviço especial - Durante todo o mês de setembro, o Serviço de Saúde Mental disponibilizará o canal de comunicação “Você não está sozinho”. Funcionando pelo número (41) 99964-5162, ele será um contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp para breves orientações e esclarecimento de dúvidas sobre a campanha e sobre o fluxo de atendimento.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a informação permite que as pessoas tenham mais acesso a recurso de prevenção. Para isso, é fundamental que o assunto seja tratado com responsabilidade e assim amigos, parentes, colegas de trabalho ou professores saibam quais as causas e as formas de ajudar aqueles que precisam de ajuda profissional.

Veja abaixo os eventos que serão realizados durante o mês de setembro. E compartilhe com amigos e familiares, pois falar salva!

CRONOGRAMA DE AÇÕES SETEMBRO AMARELO 2023:

01/09/23 - Abertura da Campanha

9h30: Caminhada no Parque Newton Puppi, com concentração e saída do CAPS (bairro Vila Bancária)

06/09/23 - Grupo Temático na UBS Amadeu Mazzo

10h: Roda de conversa com o tema Prevenção ao Suicídio, com a psicóloga Andrea Midori Hamasaki. Endereço: Rua João Stukas, 3237, Botiatuva

13/09/23 - Ação no Terminal Urbano

9h às 16h: Ação educativa sobre prevenção ao Suicídio no Terminal Urbano de Campo Largo, com equipe de saúde mental, através da abordagem individual. Endereço: Av. Des. Clotário Portugal, 519, Centro

14/09/23 - Grupo Temático na UBS Ferraria

13h30: Roda de conversa com o tema Prevenção ao Suicídio, com a psicóloga Maria Paula Moraes Lellis. Endereço: Rua Izídio Santo Cruzara, 1750, Jardim Boa Vista

21/09/23 - Palestra Tiro de Guerra

8h30: Evento com o temaFatores de risco para o suicídio, ministrado pela médica psiquiatra do CAPS II, Thais Helena Linder Silva. Endereço: Rua da Subestação de Enologia, 2006, dentro do Parque Newton Puppi

25/09/23 - Grupo Temático na UBS Dante

10h: Roda de conversa com o tema Prevenção ao Suicídio, com a psicóloga Mariane Louise Bonato Holz. Endereço: R. Joanim Stroparo, 119, Vila Bancária

28/09/23 - Assembleia no CAPS II

13h30: Evento com o tema Prevenção ao Suicídio. Endereço: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 1345, Centro

29/09/23 - Encerramento da Campanha

14h: Caminhada e Piquenique no Parque Newton Puppi, com concentração e saída do CAPS (bairro Vila Bancária)

Apoio o ano todo - A Prefeitura de Campo Largo oferece, durante todo o ano, serviços gratuitos de acolhimento e apoio profissional para quem está passando por tempos difíceis, com uma equipe multidisciplinar composta de profissionais como Psicólogo, Assistente Social, Médico Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional e Enfermeiro.