No caminho pela formação de jovens empreendedores, o Sebrae/PR e a Prefeitura de Campo Largo capacitaram 12 mil estudantes e mais de 400 professores, por meio do Projeto Jovem Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), metodologia que traz práticas de aprendizagem, considerando a autonomia dos alunos para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
A secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa A. Merchiori Stoco, lembra que a parceria entre o município e o Sebrae iniciou em 2017. De lá para cá, tanto professores e estudantes do município receberam materiais didáticos e todo o aporte pedagógico para a realização do projeto.
“A educação empreendedora possibilita a transformação do sujeito, incentivando o desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores, dando condições de se tornar protagonista da própria vida, pois apresentam habilidades que vêm ao encontro das necessidades locais e ao interesse dos estudantes. Todas as atividades planejadas junto com os professores e estudantes têm o envolvimento da comunidade local”, discorre a secretária.
Dorotéa conta que as 35 escolas de Ensino Fundamental e as duas escolas especiais do município estão envolvidas, beneficiando turmas do primeiro ao quinto ano. Neste ano, a temática do projeto se concentrou em “Temperos Naturais” para os alunos do segundo ano e “Oficina de Brinquedos Ecológicos” para os do terceiro ano, envolvendo diretamente 54 turmas e aproximadamente 1.400 estudantes. Nas escolas de tempo integral, o projeto faz parte das práticas pedagógicas atreladas aos componentes curriculares do Ensino Fundamental.
A consultora do Sebrae/PR, Sandra Trujillo Costa, destaca que o Programa foca na evolução pessoal e coletiva, com professores, alunos e toda a comunidade local beneficiados. Segundo ela, a educação empreendedora potencializa habilidades e atitudes dos jovens, permitindo que sejam autores de suas trajetórias.
“A implementação da educação empreendedora visa transformar o indivíduo, incentivando o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Isso proporciona aos estudantes a capacidade de se tornarem protagonistas de suas vidas, pois adquirem habilidades alinhadas às necessidades de mercado e aos seus próprios interesses. Além disso, todas as atividades planejadas envolvem a participação da comunidade local”, enfatiza.
JEPP
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma metodologia inserida no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, incentivando o autoconhecimento, aprendizagem contínua e coletividade nos alunos. Essa abordagem tem por objetivo transformar os alunos, encorajando a quebra de paradigmas e desenvolvendo habilidades empreendedoras.