Os telefones de todas as unidades, equipamentos e estruturas físicas do município farão parte de uma única central, com único prefixo, em um serviço mais ágil e de mais qualidade
Os telefones fixos de todas as unidades e equipamentos públicos da Prefeitura de Campo Largo passarão a ter um único prefixo. O sistema unificado começou a ser implementado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação (SMCSeTI) nesta terça-feira (22), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA e outras estruturas físicas de atendimento especializado em saúde municipais.
Nos próximos meses, a mudança também vai acontecer com os telefones dos CRAS, CREAS, Centro POP, escolas municipais, CMEIs, sub-prefeituras, Casa da Cultura, bibliotecas, Museu Histórico, Estação Cidadania-Cultura, ginásios, entre outros locais. Serão 400 números telefônicos (ramais), alguns novos e outros já existentes mas que mudarão de endereço.
O analista de sistemas Marcos Eduardo Rohrig, responsável pela mudança do sistema, explica que atualmente os telefones da administração da Prefeitura e das secretarias são de uma única central, mas os telefones dos equipamentos externos não. “Isso impede que possamos transferir a ligação de um cidadão para uma unidade de saúde ou para um dos CRAS, por exemplo. Ele precisa anotar o número e fazer uma nova ligação. Com a unificação da telefonia, assim que qualquer departamento receber uma ligação, será possível transferí-la para algum equipamento ou serviço público de fora e vice-versa”, explica.
Outra vantagem apontada pelo analista é a possibilidade de um maior controle das chamadas. “Poderemos saber os ramais que não estão atendendo ligações, saber para onde são feitas as chamadas e também a origem das ligações recebidas”, conta. Problemas com furtos ou rompimentos de cabos também devem diminuir já que todos os ramais partem de um serviço de banda larga, fornecido por meio de contrato com a empresa Direct Internet.
Mudança - É importante destacar que nenhum equipamento público e serviço da Prefeitura ficará sem telefone durante a implementação. Por poucos dias, o local fica com dois telefones e após a instalação ser finalizada, caso o cidadão ligue para o número antigo, ouvirá um aviso informando o telefone atualizado.